segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Voluntariado Médico em Tarouca

Tinha terminado a Eucaristia das 11 h e eu preparava-me para regressar a casa. Sou chamado à entrada da Igreja onde o Presidente da Câmara me pede para servir de guia a um grupo de médicos que desejava visitar o monumento.
O tempo era escasso, pelo que não me pude demorar. Saliento o interesse  e o acolhimento dos ilustres clínicos. Outro aspecto que me chamou a atenção foi a boa disposição e amizade reinante no grupo. Um dos médicos, a propósito da estada na Igreja, acrescentou em jeito de brincadeira: "Bem preciso porque trato do pecado!" E logo a seguir explicou: "Sou urologista…"

No âmbito da ação "Voluntariado Médico em Tarouca", um grupo de médicos voluntários, de diversas especialidades consultaram, gratuitamente, nos dias 20 e 21 de outubro vários cidadãos tarouquenses.
A iniciativa decorreu na UCSP de Tarouca - Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados e Santa Casa da Misericórdia de Tarouca, onde estiveram presentes vários médicos com especialidade em dermatologia, urologia, ginecologia, ortopedia, pneumologia e cirurgia, tendo realizado tratamentos e pequenas cirurgias, com o objetivo principal de evitar deslocações aos hospitais de referência e criar condições de conforto às pessoas mais idosas.
Abdicando do seu tempo livre, os médicos presentes tentam assim valorizar o trabalho em regime de voluntariado e oferecem a sua contribuição para o alcance da melhoria da saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.