terça-feira, 21 de junho de 2011

André Villas-Boas já não é o treinador do Porto

Um antigo dirigente desportivo dizia que, no futebol,  "o que hoje é verdade amanhã é mentira". Só no futebol? Não será o futebol uma caixa de ressonância da sociedade?
Villas-Boas, referindo-se ao Futebol Clube do Porto, dizia: «Por mim, ficarei neste clube para sempre» e falava na sua "cadeira de sonho". Afinal um ano após ter entrado no clube, sai para o Chelsea! O dinheiro, o prestígio, a aventura, a glória desportiva falaram mais alto do que a palavra dada, o amor jurado e o fervor clubístico. No aspecto dos valores estamos conversados...
Havia um contrato assinado entre treinador e clube com uma cláusula de rescisão. O que quer dizer que, no campo contratual, bastava que a cláusula fosse paga para que o contrato deixasse de vigorar. Foi o que aconteceu.

1. Penso que Pinto da Costa esteve bem. Apoiou até ao limite um treinador vitorioso, que pôs o Porto a jogar bem, valorizou activos, ganhou muitos títulos e era querido da massa associativa.
Não penso que o presidente portista tenha sido apanhado descalço, sem um plano B, como alguns comentaristas afirmaram.  Arguto, perspicaz e experiente, Pinto da Costa sabia que a rescisão poderia acontecer. O que representa para alguns colossos europeus uma cláusula de 15 milhões de euros!??? Portanto, "alguma na manga ele já teria"...
Não deixa de ser significativo que a imprensa tenha dado destaque a uma reunião entre Pinto da Costa e Antero Henriques num hotel do Porto durante a manhã de ontem. Foi um claro sinal que quis passar para os adeptos de que ele estava ao leme da situação, transmitindo uma mensagem de segurança.

2. Segundo se ouve,  Villas-Boas levará para o Chelsea algum ou alguns jogadores portistas. Fala-se em Falcão, Moutinho e Fernando, todos eles com altas cláusulas de rescisão. Mas também aqui não se põe o problema, pois dinheiro é coisa que não falta ao dono do clube inglês. Doi-me sobretudo a partida de Falcão e de Moutinho, caso se venham a verificar. Jogadores fantásticos!
Mas o Porto já viu partir grandes jogadores e continuou a ganhar. A Pinto da Costa se aplica o ditado: "Perna quebrada e emendada, não é quebrada". Já há certamente alternativas bem estudadas...

3. Quem será o novo treinador portista? Na comunicação social desfilam nomes e hipóteses várias. Estou sereno, pois o presidente normalmente escolhe bem. Por isso, não arrisco nenhum nome. Aguardo confiadamente.

4. Embora discordando profundamente da postura ética de Villas-Boas, não esqueço o formidável ano desportivo que proporcionou aos adeptos portistas. Por tal, o meu agradecimento. E que seja feliz na nova etapa da sua vida.

1 comentário:

  1. Ainda não sabe quem é o novo treinador?
    É o Vítor Pereira, até agora adjunto de Villas-Boas.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.