domingo, 16 de janeiro de 2011

Teve lugar na tarde deste dia o ENCONTRO DE LEIGOS DO ARCIPRESTADO TAROUQUENSE

15 horas. O Salão da Junta da Freguesia de Dalvares acolheu os leigos vindos de várias paróquias do arciprestado.
Após uma palavra de saudação, acolhimento e esclarecimento por parte do arcipreste, as pessoas dividiram-se em dois grupos e fizeram-no espontaneamente, independentemente da paróquia de origem.
Durante mais de uma hora trabalharam, partilharam, manifestaram-se dentro de um ambiente de sã convivência.
Também os sacerdotes presentes se reuniram e fizeram trabalho de grupo.
No fim, teve lugar o plenário, cabendo ao representante de cada grupo dar a conhecer as conclusões. Também o representante do grupo dos padres fez o mesmo.
Seguiu-se um tempo de livre partilha.
Por decisão do plenário, os secretários dos grupos vão agora juntar-se e elaborar a síntese global que será posteriormente enviada à diocese.
Terminámos cantando e rezando a oração que o Senhor nos ensinou de mãos dadas, entregando nas mãos de Deus este projecto "REPENSAR JUNTOS A PASTORAL DA IGREJA EM PORTUGAL".

Foi um momento muito belo. Pela convivência, pela espontaneidade, pela partilha, pelo interesse posto nos trabalhos, pelas conclusões. Maravilhoso!
Penso que as pessoas também gostaram e não deram por mal utilizado este bocado da tarde. Aliás, ouviu-se o apelo para que acções deste género se realizem mais vezes.
Vim com esta certeza sedimentada: É urgente que a Igreja ouça muitas mais vezess os seus leigos. Eles são Igreja e, como tal, uma riqueza imensa que importa assumir.

1 comentário:

  1. Foi realmente uma tarde de partilha e de grande aprendizagem. Eu cresci um pouco mais. Ouvi outras opiniões, umas que concordei outras nem por isso, mas no conjunto todas se completavam.
    Pessoalmente espero que o nosso pequeno contributo, seja de alguma forma um pequeno passo para o crescimento e mudança de uma “nova” Igreja. A Igreja não deve andar na retaguarda, mas sempre na linha da frente. A Igreja não é “nossa”, é de todos, assim compete-nos levá-la mais longe, transmitindo a mensagem de Deus a todos. Penso, e esta é a minha opinião pessoal, que a nossa postura, fé, exemplo e entrega aos outros, será uma forma de levar a palavra de Jesus aos menos crentes. De dentro para fora.

    Arlete Ribeiro

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.