sexta-feira, 26 de maio de 2023

P. Joaquim Dionísio nomeado bispo auxiliar do Porto

Papa nomeou D. Joaquim Dionísio como bispo auxiliar para a Diocese do Porto.
O bispo auxiliar foi nomeado com o título simbólico de Parténia, diocese histórica na atual Argélia.
A ordenação episcopal de D. Joaquim Dionísio vai ser celebrada no dia 16 de julho, na Catedral de Lamego, às 16h00.
***
O cónego Joaquim Proença Dionísio nasceu em São Martinho de Cimbres, concelho de Armamar, na diocese de Lamego, a 11 de setembro de 1968, e frequentou o Seminário Maior de Lamego e foi ordenado sacerdote na Catedral de Lamego em 31 de julho de 1993.
Enquanto sacerdote, desempenhou várias missões como pároco, foi capelão das comunidades de língua portuguesa em Frankfurt, na Diocese de Limburgo, e acompanhou as comunidades de língua portuguesa presentes na Diocese de Evry-Corbeil-Essones, em França.
Foi professor no Seminário Maior de Lamego e no Instituto Superior de Teologia em Viseu, diretor do semanário diocesano “Voz de Lamego”, diretor da Comissão Diocesana para as Vocações e Ministérios, diretor pedagógico e diretor da Escola Profissional de Lamego e diretor do Centro de Estudos Fé e Cultura (CEFECULT) para a formação de agentes da pastoral.
O novo bispo estudou Teologia Sistemática na Faculdade de Teologia e Ciências Religiosas do Institut Catholique de Paris, onde obteve, em 1 de julho de 2002, o grau de mestre em Teologia.
De 2013 a 2020, foi reitor do Seminário Maior de Lamego e de 2020 até ao presente é reitor do Santuário de Nossa Senhora da Lapa e pároco de São João Baptista, em Quintela da Lapa, no município de Sernancelhe.
Em 2021, foi também nomeado pároco de Nossa Senhora das Neves, em Granjal, e de Nossa Senhora da Conceição, em Lamosa, ainda em Sernancelhe.
***
O P. Joaquim foi meu aluno na Escola Secundária de Moimenta da Beira e foi igualmente meu paroquiano no tempo em que, juntamente com os padres Matias e Ramos, fui pároco da sua terra natal - Cimbres.
Mais tarde, nos seus dois primeiros anos de sacerdócio, trabalhámos em equipa nas paróquias que então nos estavam confiadas: Gouviães, S. João de Tarouca e Tarouca.
Homem de forte personalidade, intelectualmente brilhante, fé sólida, brincalhão e próximo das pessoas sem ser populista, comprometido com as tarefas que lhe eram pedidas, pessoa de trabalho, sabendo estar disponível, mas sabendo igualmente o momento de partir, demonstrando desapego e liberdade.
Parabéns, Joaquim!
Desejo e rezo para venhas a ser um Bispo feliz. Irradiando a graça, a alegria e a profecia do Evangelho.
Abraço de parabéns, amigo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.