terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Uma grande, grande senhora!

D. Maria José (D. Zezinha para os amigos) é a mãe de Mons. José Guedes, Pároco da Paróquia de Almacave. Faleceu no último domingo.
Conheci D. Zezinha em Salzedas, quando seu filho era aí Pároco.
Diz-se que uma vez mãe de um padre, mãe de todos os padres. Em D. Zezinha isto não era uma figura de retórica, era mesmo verdade. Sentia-se, escorria por todas as reações.
Dada a familiaridade existente entre o P. Zé Guedes e os restantes sacerdotes do Arciprestado, as interações eram mais que muitas.
Perdura no coração a simplicidade e bondade com que acolhia, a alegria no recebimento, a discrição e postura com que sabia estar, a doçura de coração com que compreendia, a tolerância e compreensão perante alguns excessos da nossa juventude. Quando algum de nós dizia ou fazia algo mais fora dos cânones, a resposta surgia da parte dela. "És um safado!" Isto enquanto um sorrisos largo e bonito expressava montanhas de carinho!
Como acontece com cada um de nós, a vida nem sempre lhe sorriu, mas ela sorria à vida. As dores não a azedaram, mas amadureceram-na, deram-lhe uma compreensão enorme perante as falhas dos outros e uma humanidade encantadora.
Uma grande Mulher, uma crente admirável, uma familiar armabilíssima, uma amiga confiável e acolhedora. Uma pessoa com quem se gostava de estar e com quem sempre se aprendia.
Perdoem-me a minha sensação: para mim, uma santa!
Obrigado por tudo e por tanto!
Que nos braços Pai, levado aos ombros pelo Bom Pastor, participes agora na ressurreição e vives para sempre feliz no amor de Deus e com Deus.
E como o fizeste durante a vida na terra, continues agora a estender a passadeira do amor de Deus sobre tua família, teus amigos e o mundo.
Descansa em paz, boa amiga!

A Homenagem dos filhos




Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.