terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Dia Mundial do Doente

 
Vamos celebrar, no próximo dia 11 de Fevereiro, mais um Dia Mundial do Doente. E para reflexão, o Papa coloca-nos perante a figura do Bom Samaritano que soube cuidar do judeu assaltado na estrada de Jerusalém para Jericó. Assim, o Papa desafia-nos a olhar para o homem caído na estrada e a cuidar dele. Por isso nos diz: "Vai e faz tu o mesmo".
O Bom Samaritano é um estrangeiro que nada tem a ver com aquele judeu maltratado pelos ladrões. Mas nem por isso passa indiferente à desgraça de um homem caído e em grande sofrimento.
Aproximou-se e desceu da montada em que seguia para socorrê-lo. Tratou-o com o que tinha à mão, deitando azeite e vinho nas feridas. Pegou nele e levou-o à estalagem mais próxima para ali ele poder recuperar.
Pagou as despesas e prometeu voltar para pagar tudo o que fosse preciso para garantir a cura daquele desconhecido.
A figura do Bom Samaritano é paradigmática. Esta é a verdadeira solidariedade, uma vez que o samaritano fez seu o problema do judeu e salvou-o.
Jesus desafia todos os seus ouvintes a imitarem aquele samaritano.
---
Eis o programa para todos nós e para as nossas comunidades:
1. Saber ver quem à nossa volta precisa de apoio, pelo problema que tem, pela idade avançada, pela falta da família, pela solidão;
2. Aproximar-se e cuidar das feridas, respondendo aos apelos que lhe são feitos pela pessoa que está em sofrimento e que não tem ninguém;
3. Responder às necessidades mais urgentes, na saúde, na solidão, na dificuldade económica, na vida espiritual e religiosa.
Na actual crise económico-social multiplicam-se as pessoas em dificuldade. Aumenta o número de pessoas idosas, há novas doenças que invadem as famílias, também não faltam deficientes, a par de migrantes, de desempregados, de crianças ao abandono. É preciso levar as comunidades cristãs "a fazer o mesmo" que foi feito pelo samaritano.
Fonte: aqui
 
Não só nesse dia, mas particularmente nesse dia, visite um doente pela sua saúde!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.