sexta-feira, 28 de setembro de 2012

29 de Setembro - São Miguel

29 de Setembro. Dia do Arcanjo São Miguel.
É o feriado municipal.
Em geral, o feriado municipal coincide com o dia do padroeiro da freguesia-sede do concelho. No concelho de Tarouca é diferente, pois o padroeiro da freguesia-sede é S. Pedro. Daí vem o nome da paróquia: PARÓQUIA DE SÃO PEDRO DE TAROUCA. Civilmente, é diferente: FREGUESIA DE TAROUCA.
As festas de São Miguel não têm aqui grande tradição no tocante à celebração religiosa. Aliás, pelo programa das festas publicado neste blog, as pessoas certamente já se certificaram deste facto.
Nesse dia, a imagem de S. Miguel é retirada do altar e colocada numa mesa, devidamente ornada, para ficar mais próxima dos devotos. É celebrada a Eucaristia, este ano às 11 horas.
Além de elementos comuns a outras festas, como os foguetes, os vários tipos de música e algumas actividades sócio-culturais, as festas miguelinas são aqui lembradas, especialmente, pelo reviver da tradição culinária: o basulaque e a marrã. Sobretudo esta última, pese embora a crise, continua a chamar muita gente às tendas de comes e bebes no dia da feira e às barraquitas que, por estes dias, funcionam no Centro Cívico.
A feira, em tempos de grande impacto na região, tem perdido algum fulgor, até porque, por exemplo, deixou de existir a "feira do gado". Mas mesmo assim, traz sempre bastante gente a Tarouca. Não esqueçamos ainda que as vindimas e a apanha da fruta não deixam muito tempo para feiras...

São Miguel Arcanjo
São Miguel Arcanjo, cujo nome significa “o que é um com Deus”, é considerado o chefe dos exércitos celestiais e o padroeiro da Igreja Católica Universal. É o anjo do arrependimento e da justiça. Seu nome é citado três vezes na Bíblia Sagrada:
- Primeiro no capítulo 12 do livro de Daniel, onde lemos: “Ao final dos tempos aparecerá Miguel, o grande Príncipe que defende os filhos do povo de Deus. E então os mortos ressuscitarão. Os que fizeram o bem, para a Vida Eterna, e os que fizeram o mal, para o horror eterno”.
- No capítulo 12 do Livro do Apocalipse encontramos o seguinte: “Houve uma grande batalha no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra Satanás e suas legiões, que foram derrotadas, e não houve lugar para eles no céu. Foi precipitada a antiga serpente, o diabo, o sedutor do mundo. Ai da terra e do mar, porque o demónio desceu a vós com grande ira, sabendo que lhe resta pouco tempo”.
- Na carta de São Judas, lê-se: “O Arcanjo Miguel, quando enfrentou o diabo, disse: “Que o Senhor o condene”. Por isso São Miguel é mostrado atacando o dragão infernal.
A Igreja Católica tem uma grande devoção por São Miguel Arcanjo, especialmente para pedir-lhe que nos livre das ciladas do demónio e dos espíritos maléficos. E quando o invocamos, ele nos defende, com o grande poder que Deus lhe concedeu, e nos protege contra os perigos, as forças do mal e os inimigos.
………………………………………………..
Oração
Príncipe Guardião e Guerreiro
defendei-me e protegei-me com Vossa espada,
não permiti que nenhum mal me atinja.
Protegei-me contra assaltos, roubos, acidentes,
contra quaisquer ato de violência.
Livrai-me de pessoas negativas.
Espalhai vosso manto e vosso escudo de proteção
no meu lar, meus filhos e familiares.
Guardai o meu trabalho, meus negócios e meus bens.
Trazei a paz e a harmonia.
Que assim seja.

Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael
No mesmo dia 29 de Setembro, a Igreja celebra estes três arcanjos:  S. Miguel, S. Rafael e S. Gabriel.
Veja aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.