domingo, 20 de dezembro de 2009

Ceia de Natal nos Bombeiros e na Santa Casa


SANTA CASA
O Lar da Santa Casa da Misericórdia esteve ontem em festa natalícia.
Depois de uma tarde recreativa em que os idosos e as funcionárias ofereceram aos presentes uns belos momentos culturais e recreativos, teve lugar a Eucaristia, liturgicamente animada pelo coral das funcionárias. Seguiu-se o jantar de confraternização.
A Santa Casa da Misericórdia é presentemente a entidade que, a seguir à Câmara, mais gente emprega. Ora se tivermos em conta que se trata de um concelho do interior onde a oferta de trabalho é deveras escassa, depressa concluiremos pela importância desta instituição.
Por outro lado, e acima de tudo, a Santa Casa existe para apoiar aqueles que mais precisam e que, sem ela, teriam muita dificuldade - para não dizer impossibilidade - de ter um velhice decente em termos de instalações, comodidades, refeições, apoio, serviço.
Ainda há a realçar a Unidade de Saúde e o apoio dado a deficientes. Que me desculpem, mas o acolhimento aos deficientes é para mim a mais valia da Santa Casa. Já sentiram a angústia de tantos pais que tendo filhos deficientes e, olhando para o futuro, viviam a angústia de não terem a quem os deixar após a sua morte!? Felizmente que actualmente existe a Santa Casa.
Há ainda a creche, o jardim de infância, os tempos livres, e a fisioterapia. Tudo serviços que a instituição oferece aos cidadãos.
Há defeitos? Estará tudo bem? Claro que onde existem pessoas, coexistem as limitações, as imperfeições. Demais tratando-se de uma tão vasta rede de serviços e de intervenientes.
Na actual crise, que infelizmente se vai agravar, é pedido às instituições de solidariedade a "fantasia da caridade" como referi na Eucaristia. Mais atendimento e condições mais acessíveis para os que não podem pagar o estipulado. É que, com a crise reinante, os filhos muitas vezes não podem suportar as despesas com o internamento dos pais que, em maioria, auferem reformas baixíssimas.
Pessoalmente gostava de ver as instituições de solidariedade, particularmente as ligadas à Igreja, a navegar nessa tal fantasia da caridade para que os pobres tivessem sempre prioridade.
Que as instituições ligadas à Igreja se distingam por aquele suplemento de caridade que vai para além da prestação de serviços. Que tal, por exemplo, a Santa Casa e as outras instituições de solidariedade disponibilizarem cadeiras de rodas, camas articuladas e fraldas mais baratas aos cidadãos que preferem (muitas vezes tem que ser mesmo por falta de meios económicos) ter os seus doentes e idosos em casa?
Mais: gostava de ver as entidades autárquicas e as instituições de solidareidade a navegar no mesmo rumo, sem querelas ou fintas, para bem dos utentes.
-------
BOMBEIROS
Neste sábado, teve lugar a Ceia de Natal dos Bombeiros de Tarouca que reuniu os soldados da paz e seus familiares directos. Aquele enorme salão repleto. Bonito de ver.
Com a qualidade que se lhes reconhece, as "bombeiras da cozinha" presentearam os presentes com uma saborosa ceia. Parabéns a elas e a todos os que contribuíram, começando pelos bombeiros e terminando nas pessoas e entidades que tiveram gestos de benemerência para com quem é benemérito todo o ano.
Como reconheceu há dias o Governador Civil, o nosso corpo de bombeiros é constituído por gente bastante nova e aplicada. Tal facto dá sempre um colorido alegre a airoso a estas festas, dado o número de crianças e jovens presentes.
Tal como na Santa Casa, também nos Bombeiros não faltou a prendinha aos presentes. A alegria da pequenada foi indescritível.
Esperamos que os Bombeiros continuam a ser - e cada vez mais - escola de humanização, participação cívica, crescimento profissional e humano.
Obrigado a ambas as instituições pelo convite. Senti-me em casa.
Que as duas maiores instituições cívicas do concelho prosperem, são os meus votos natalícios.

1 comentário:

  1. Olà Padre Carlos!!
    Aproveito este seu "cantinho" para lhe desejar um Feliz Natal e um 2010 cheio de coisas boas!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.