quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

500 anos do Foral de Tarouca

A Exposição "Scriptorium"

  Escola Dr José Leite de Vasconcelos - Tarouca- leva a efeito a exposição "Sriptorium", comemorativa dos 500 anos do Foral de Tarouca.
Esta exposição cuja apresentação pública ocorre em 27 de fevereiro de 2014, pelas 12 horas, estará patente ao público até 14 de março próximo.



 Recriação histórica
 
A 2 de março, já no próximo domingo, iremos celebrar os 500 anos de atribuição da Carta de Foral a Tarouca. Pela força histórica e identitária que esta data representa para o Concelho de Tarouca, não a podíamos deixar passar em vão. A Carta de Foral de Tarouca foi atribuída em 27 de fevereiro de 1514.

Para evocar o espírito histórico e retratar o quão, à época, era importante a atribuição de tal privilégio, vai o Município de Tarouca promover, no referido dia 2 de março, uma recriação histórica na nossa zona antiga de Tarouca, mais concretamente junto à Igreja Matriz, nas Praças do Ultramar e 25 de Abril.

Vamos recuar até 1514 onde se vivenciarão vários episódios da época, enquadrados, ordinariamente, na moldura de um mercado quinhentista, onde serão envolvidos, numa abordagem interativa, a população e os visitantes. Pelo recinto, que servirá de cenário, serão colocados elementos decorativos e de ambientação, com animadores de rua e encenação da atribuição do foral.


 Desfile de Carnaval 
O Desfile de Carnaval, a realizar no dia 28 de fevereiro pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Tarouca,  tem como tema a atribuição da Carta Foral a Tarouca por D. Manuel I. As  crianças e os jovens  estão com vontade de participar e certamente que o Desfile os valorizará cultural e historicamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.