quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Notícias de toda a parte

Abandono escolar – Portugal foi o país da União Europeia (UE) que mais progrediu, entre 2010 e 2013, no combate ao abandono escolar precoce, baixando de 28,3% para 18,9% o número de jovens entre os 18 e os 24 anos que deixaram a escola sem concluir o ciclo em que se encontravam. A confirmação é dada pelo relatório "Education and Training Monitor 2014". Entretanto, continuamos no final da tabela da EU. Atrás de Portugal apenas está Malta e Espanha...


A produção de veículos automóveis cresceu 20,5% em outubro, face ao mesmo mês do ano passado, impulsionada pelo aumento de trabalho na fábrica da Autoeuropa, indicam os dados da ACAP.
Em outubro produziram-se 15 333 automóveis em Portugal. Destes, 11 974 eram veículos ligeiros de passageiros, o que se traduziu num acréscimo de 33,6% na produção desse mês face ao mesmo período de 2013.


Substituto do sangue – Investigadores da Universidade de Lund, na Suécia, descobriram que a proteína contida na beterraba-sacarina poderia ser usada como um substituto do sangue. A composição química da hemoglobina humana (a proteína que retém o oxigénio no sangue) e a da substância contida na beterraba-sacarina são muito semelhantes.
Os cientistas estão agora a estudar a possibilidade de alterar a proteína vegetal, de modo a que possa funcionar em tecidos humanos.


Cirurgiões australianos realizaram o primeiro transplante cardíaco, numa paciente de 57 anos, usando um coração tecnicamente morto. Os corações usados em transplantes normalmente são retirados de pacientes com morte cerebral, mas ainda com batimento cardíaco.



Rússia A Igreja Ortodoxa Russa distinguiu o fundador da Comunidade de Santo Egídio pelo seu empenho à frente de uma organização católica dedicada à paz e à causa dos mais pobres.


Encontro Europeu de Jovens Praga vai receber de 29 de Dezembro a 2 de Janeiro de 2015 o Encontro Europeu de Jovens promovido pela Comunidade Ecuménica de Taizé. "No final do ano marcado pelo centenário da I Guerra Mundial, pelo conflito ventre a Ucrânia e a Rússia, este encontro será um sinal de paz e de reconciliação, vivido por milhares de jovens vindos de todo o continente", explica a Comunidade de Taizé.


Paquistão Um casal de cristãos, acusado de blasfémia, foi espancado até à morte e os seus corpos queimados na fábrica de tijolos onde ambos trabalhavam, na província do Punjab. Desta vez não foram os tribunais, mas uma turba a fazer justiça pelas próprias mãos, num país que tem em vigor uma lei antiblasfémia, defendida com zelo pelos islamitas.


Criança abandonada O pároco de Maria Santíssima do Arco di Frignano, em Casertano, encontrou um bebé de quatro meses abandonado nas instalações da paróquia e disse que se chamaria Francisco, em homenagem ao Papa. O Pe. Roberto Caterino, que encontrou a criança, disse que espera que "os pais pensem melhor na sua decisão" e que saibam que a Igreja está disposta a ajudá-los.
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.