domingo, 29 de agosto de 2010

Breves apontamentos

1. Após uns dias de descanso na companhia sempre agradável de familiares, estou de volta ao posto de trabalho.
Para mim praia é muito mais do que mera diversão ou descanso. É uma necessidade. Sem ela, a minha saúde ressente-se agudamente.
2. É uma forma de cimentar laços familiares e de estar perto dos meus 5 sobrinhos mais novos que raramente tenho oportunidade de acompanhar durante o ano.
3. Como sempre, também este ano dei longos passeios pela praia, acompanhado de um ou outro familiar. Parece que já consegui seduzi-los para as caminhadas na areia.
4. O lugar onde estive este ano pareceu-me ser muito familiar. Muitas famílias juntas na praia, muitas famílias a passear à noite na longa e apinhada avenida junto ao mar.
Pode parecer romantismo, mas senti as famílias felizes, convivendo em ambiente empático. E isto deixa-me sempre a alma cheia.
Não fui só eu a reparar, outros o fizeram. Há 30 anos não se via tal nas praias. Hoje é comum. Os pais a tratar dos bebés, a brincar com os filhos. Muito mais do que as mães. As mentalidades evoluem e há coisas belamente positivas.
5. No domingo que lá passámos, fomos à Eucaristia. O templo, também da invocação de São Pedro, era amplo e de construção moderna. Muito simples, sem pormenores arquitectónicos que chamassem à atenção. Participámos na Missa das 10 horas.
Templo repleto. E mais uma vez me encantou a presença de muitos casais novos acompanhados de seus filhos. E que não haja dúvidas: quando os pequenos são habituados a participar desde pequenos, o seu porte é magnífico.Quando é que os pais da nossa zona são capazes de aprender isto???
Não havia propriamente um grupo coral. Apenas um organista e um grupinho mínimo que apoiava a jovem que discreta e elegantemente regia a assembleia com convicção. A adesão das pessoas ao canto foi entusiasmante. Não havia desculpas nem respeitos humanos. Aquela gente participou mesmo!
No fim, dirigi-me à jovem que regeu a assembleia e agradeci o seu contributo discreto mas convicto. Um largo sorriso e um "obrigado" foi a sua resposta.
6. Nesta altura das férias, nunca dispenso uma passagem por Lisboa. Para mim uma cidade espectacular. E ontem lá fomos todos dar um passeio pela capital.
7. Uma palavra de agradecimento e de muita amizade para as pessoas com quem estive durante estes dias. Foram fantásticas! Meus irmãos e cunhados foram, como sempre, inultrapassáveis em amizade e dedicação. E o que os meus 5 sobrinhos brincaram e conversaram com o tio kota! Sois fantásticos, miúdos! Que Deus vos ajude a crescer assim sãozinhos para a vida!
8. Mal cheguei, uma notícia triste. Vândalos, a coberto da noite, danificaram um dos vitrais da Igreja Paroquial. Ninguém põe cobro a estes actos de vandalismo que se vão repetindo? E os pais(?) não têm vergonha?

3 comentários:

  1. boa noite S.Padre Carlos já tinha saudades dos seus comentários,sendo verdadeiros,e construtivos ,a falta destes valores é que a nossa sociedade precisa,

    ResponderEliminar
  2. Boa noite, D. Cândida!
    Obrigado pela palavra de amizade e de apoio.
    Muita paz!

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que ja voltou Sr. Padre, é bom ver que mesmo em ferias continua sempre atento a tudo o que passa a sua volta.
    É triste depois de um tempo de descanso encontrar desacatos causados por vandalos que nao tem mais nada que fazer.
    Bem haja Sr. Padre e bom regresso.
    Abraço

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.