segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Muita gente em Tarouca pelo S. Miguel


A imagem pode conter: 2 pessoas, multidão, árvore, céu e ar livre
Entre  20 e 29 de setembro, decorreram as Festas de São Miguel, que são as Festas do Concelho. Por isso o Dia de S. Miguel, 29 de setembro, é o feriado municipal. Só que este ano calhou ao domingo…
Em  20 de setembro, pelas 21h00, foram oficialmente inauguradas as Festas de S. Miguel 2019. Pelas 22h00, o Centro Cívico da cidade de Tarouca recebeu o espetáculo dos Reis da Música Nacional, que contou  com as atuações de Edmundo Vieira, Irmãos Verdades, Bruna, Sérgio Rossi e Romana.
A 21 de setembro, pelas 21h30, sobiu ao palco a Orquestra Vale Varosa e, pelas 23h00, começou mais um Varosa Moments na Casa do Paço de Dalvares, numa noite especialmente dedicada aos jovens.
No dia 22, pelas 15h00, o destaque foi para o Cortejo Histórico e Etnográfico, que percorreu as principais ruas da cidade. Palas 20h00, teve lugar o Encontro de Bandas Filarmónicas no Centro Cívico de Tarouca.
De 23 a 26 de setembro, a partir das 21h30, a animação seguiu com os Grupos Art Music, Diatónicos, Nelo Silva & Cristiana e Arkadia.
Os Função Pública trouxeram o seu espetáculo a Tarouca em 27 de setembro, pelas 22h00.
Nas vésperas do Dia de S. Miguel, atuação do Grupo Kalhambeque e, pelas 23h59,  grandiosa partida de fogo de artifício piromusical. Às 2h00 a festa continuou com o DJ Eduardo Patrão.
No dia 29 de setembro, a Feira Anual de S. Miguel que decorreu durante todo o dia, com muita música e animação à mistura. Atraiu  centenas de visitantes, até porque foi domingo… As festividades encerraram com a atuação, pelas 21h30, da Orquestra Fénix.
Destaque ainda para a IV edição do Sabores do Varosa que, de 20 a 29 de setembro, trouxe ao Centro Cívico da Cidade de Tarouca os sabores típicos da região.
Paralelamente decorreu o programa desportivo, com a realização do III Torneio Internacional de Andebol Juvenis Masculinos, nos dias 13, 14 e 15 de setembro; 21 de setembro, Varosa Cup; 28 de setembro, XV Quadrangular de Futsal Cidade de Tarouca; 28 e 29 de setembro, VI Torneio de Ténis da Associação da Juventude do Concelho de Tarouca; 29 de setembro, I Jogo Tarouquense Época 2019/2020.

Nesta altura, dois pratos tradicionais tarouquenses consolam os apreciadores. A marrã e o basulaque. Realce-se o impacto que o basulaque tem tido depois de um tempo em que permaneceu num certo limbo. Trata-se de uma iguaria tipicamente do povo de Tarouca. Mesmo os outros  povos da freguesia não cultivam este prato. Claro que é preciso manter-lhe a dignidade, na fidelidade à confecção que era feita nas casas tradicionais tarouquenses.
A Festa de S. Miguel tem, tradicionalmente, um caráter civil. Assim, exceptuando a Missa e a exposição da Imagem de S. Miguel, nada mais há no aspecto religioso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.