sábado, 13 de agosto de 2011

Mercados financeiros põem mundo de joelhos

O bispo da diocese de Leiria e Fátima disse hoje que o mundo tem vivido subjugado aos interesses do poder financeiro e que isso se deve “à ausência de referências capazes de motivar empenho moral pelo bem comum”.
António Marto inspirou-se no título de um livro de Ernest Hemingway – Por quem os sinos dobram – argumentou que “hoje dobram os sinos” por “um mundo que está à mercê do poder dos mercados financeiros, de um capitalismo bolsístico sem rosto e virtual que dita a agenda política da noite para o dia e que põe o mundo de joelhos”.
O bispo mencionou o “atentado xenófobo” cometido em Oslo, na Noruega, “os motins violentos e criminosos que assolam a cidade de Londres”, bem como a catástrofe humanitária que se vive no Corno de África” para defender que estes são sintomas de um mau estar da civilização que grita por um sobressalto ético global”.
António Marto enfatizou que no mundo de hoje em que vivemos “é inadmissível morrer à fome, algo que está a acontecer com meio milhão de crianças em África e cujas imagens deveriam sacudir do torpor em que vivemos”.
Razão pela qual o Santuário, anunciou António Marto, decidiu contribuir com 15 mil euros, dinheiro que será canalizado para aquela região através da Cáritas.
“É uma gota no oceano, mas é um contributo”, admitiu.
O anúncio foi feito durante a conferência de imprensa realizada a meio da tarde de hoje e que pretendeu apresentar o programa da peregrinação Internacional do Migrante que se realiza em Fátima a 12 e 13 de Agosto.
Lusa / SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.