quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Más notas nos exames põem pais contra docentes

A Associação de Professores de Português (APP) atribuiu a média negativa nos exames de Português do 12º ano (9,1 na 2ª fase e 8,9 na 1ª) ao facto de os alunos descurarem a disciplina.

"A maioria é do ramo científico e dá mais importância à Matemática", afirmou a presidente da APP, Edviges Ferreira. Quem não gostou foi o presidente da Confederação Nacional de Associações de Pais, Albino Almeida. "Estes resultados deviam envergonhar os professores que vieram atribuir responsabilidades aos alunos", disse, voltando a exigir a demissão de Hélder Sousa, director do Gabinete de Avaliação Educacional, entidade que elabora os exames. Em 24 disciplinas, a média dos exames foi negativa em 11, quase o dobro do ano passado.
Fonte: aqui

Tudo isto coloca uma série de questões:
- Não estaremos a pagar o facilitismo estatístico do consulado lurdista?
- Não denotarão estes resultados a impreparação, falta de civismo, facilitismo e prepotência resultantes da ausência de valores e a desresponsabilização dos jovens?
- E os pais não terão as maiores responsabilidades? Protegem os filhos como se fossem de vidro, os meninos têm sempre razão, a culpa é sempre dos outros (escola, professores, sociedade)...
- Quando é que o governo e os pais dizem aos alunos que têm que começar a ser estudantes?
- Será este o presidente da Confederação Nacional de Associações de Pais que os pais de Portugal merecem e precisam?
- Será a escola de hoje exigente como exigente é o momento pelo qual passamos? A escola é local de trabalho ou de entretenimento?
-  Os meninos, como sabem pedir hamburguers, cervejas e shots, falar calão e palavrões, acham que sabem Português?
- Quando é que começamos a penalizar os pais pela falta de educação e de civismo dos seus filhos? A escola não pode nem deve substituir a família, mas complementá-la...
- As políticas educativas estarão correctas? Ou será tempo de acelerar a fundo rumo à mudança?

2 comentários:

  1. O ensino está cada vez pior no que toca adquirir conhecimento e valores. Os alunos têm grande responsabilidade, o pais iden. Mas o grande responsavél é o sistena de ensino, antigamente não havia avaliação de professoreas e nós aprendíamos e tínhamos interesse. Hoje os professores são mal formados. Um aluno com negativa a uma disciplina mas com bom comportamento passa a essa disciplina. Além de PERDER o INTERESSE tb não se esforça. Os professores para serem avaliados pelo desempenho dos alunos dão positivas a torto e a direito, para justificar assim o seu desempenho. Isto é real. Eu tive essa situação em casa. A minha filha teve positiva a matemática, qundo teve negativa em todos os testes. Muitos alunos levam 5 para os compensar uma vez que deram positiva a maus alunos e assim sucessivamente. O resultado está á vista, uma desgraça. Da mesma maneira que pessoas com a 4ª classe através dos rvcc tem um 12º ano com copy/ past da internet... O mal VEM do sistema. Eles próprios se revoltam porque outros têm o mesmo diploma sem QUALQUER ESFORÇO..

    ResponderEliminar
  2. J.Martins, concordo com o que expos no seu comentário, mas permita-me pedir-lhe que não generalize e reconsidere a afirmação "os professores são mal formados"! Como professora sinto-me lesada duplamente, em primeiro lugar porque não sou mal formada, em prova poderia apresentar-lhe as "queimadelas" que não raras vezes vou tendo muito à custa de ir contra um sistema que nos quer calar e tornar básicos, mas não o pretendo maçar com isso; em segundo lugar, são poucos, mas ainda há quem se debata por não ser submerso pela insidiosa política que avança poderosa em todas as áreas, incluindo na educação. Lamento informar, mas já não há escola, nem educação, nem nível, nem nada, existe somente pura política! Imagine uma campanha política em que se prometem mundos e fundos! Na escola, o professor promete, se bem que para "intimidar", ser duro, ser exigente, etc. No final do ano, vem o presidente da câmara(e garanto-lhe que isto vai passar a acontecer, muito embora seja assunto para ficar em arquivo morto) pedir que aluno A e B transitem e eis que as promessas do professor se esvaem! Porque há duas hipóteses, ou se cede e os meninos começam a ter bom desempenho por artes mágicas, ou se fica queimado de tal maneira que, durante aquele "reinado" nunca mais se cheira bem a ninguém! Qual acha ser a opção mais esperada atendendo-se aos tempos que se vivem? Alguém quer perder o seu sustento? Pode ter razão no que diz, também já aprendi que não se coloca a cabeça no cepo por ninguém, mas por favor não generalize, porque há professores a remar contra estas politiquices e perdem, aos olhos dos homens, bastante com isso!

    Abraço sereno

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.