terça-feira, 25 de abril de 2023

25.Abril.23 - 49 ANOS DE DEMOCRACIA EM PORTUGAL

 Estamos a ouvir, mais uma vez, os discursos que já ouvimos muitas vezes, evocadores da democracia e da liberdade, e bem, mas muito desligados da realidade e dos problemas reais e verdadeiros dos portugueses.

Agradeço aos militares de Abril e aos que serviram o país. desde então até hoje, as muitas melhorias que foram acontecendo na vida do povo.
Em contraponto, lamento:
a escandalosa corrupção que tem sido uma constante, os muitos e exagerados privilégios dos políticos, a morosidade da justiça e a sua complacência com os poderosos e endinheirados, a desmoralizacao da juventude e da sociedade em geral, e as dificuldades económicas de uma grande parte dos nossos cidadãos.
Gostaria de ainda poder ver o seguinte:
-QUE A VIDA DO SER HUMANO FOSSE RESPEITADA POR TODOS, EM TODOS OS SEUS ESTÁDIOS DE DESENVOLVIMENTO, DESDE A GERAÇÃO ATÉ À MORTE NATURAL.
-QUE TODOS OS PORTUGUESES PUDESSEM TER MÉDICO DE FAMÍLIA QUANDO ESTÃO DOENTES E NÃO QUANDO O MÉDICO ENTENDE E QUER. QUANDO ACABARÃO AS FILAS DE ESPERA À PORTA DOS CENTROS DE SAÚDE, À CHUVA E AO FRIO, À ESPERA DE UMA CONSULTA QUE SÓ CHEGARÁ POR GRANDE SORTE?
-QUE AS NOSSAS CRIANÇAS E OS. NOSSOS JOVENS, EM VEZ DE SEREM FORMATADOS NUMA MORAL PERMISSIVA E NUMA SEXUALIDADE LIBERTINA, FOSSEM EDUCADOS NUMA LIBERDADE RESPONSÁVEL, NO RESPEITO PELOS OUTROS E POR SI PRÓPRIOS.
-QUE A JUSTIÇA FOSSE IGUAL PARA TODOS E SE ACABASSE COM ESTAS HABILIDADES E POSSIBILIDADES DE FUGIREM A JUSTIÇA OS PODEROSOS E OS ENDINHEIRADOS.
-QUE TODOS OS PORTUGUESES TIVESSEM POSSIBILIDADE E CONDIÇÕES PARA ADQUIRIREM OU ARRENDAREM UMA CASA DE HABITAÇÃO E, CONCRETAMENTE, QUE OS JOVENS PUDESSEM CONSTITUIR FAMÍLIA QUANDO O DESEJAM, SEM ESTAREM IMPEDIDOS DE O FAZER POR NÃO CONSEGUIREM CASA PARA VIVER.
-QUE DEIXÁSSEMOS DE VER PORTUGUESES A DORMIR E A MENDIGAR NA RUA.
-QUE NÃO FOSSEM PRIVILEGIADOS OS QUE GRITAM E FAZEM GREVES, E DESPREZADOS. ESQUECIDOS E ABANDONADOS OS QUE NÃO TÊM VOZ NEM CONSEGUEM SER OUVIDOS, E CARREGAM A SUA POBREZA NA MISÉRIA E NO SILÊNCIO.
-QUE TODOS OS IDOSOS E IDOSAS TIVESSEM UMA PENSÃO SUFICIENTE PARA SOBREVIVEREM COM UM MÍNIMO DE DIGNIDADE E ALGUÉM QUE CUIDASSE DELES COM CARINHO E COM AMOR. ENQUANTO SE DISTRIBUEM SUBSIDIOS E SUBSIDIOS A QUEM PODIA E DEVIA TRABALHAR, ATRIBUEM-SE PENSÕES DE MISÉRIA A QUEM TANTO E SEMPRE TRABALHOU, PENSÕES QUE NÃO DAO PARA COMPRAR ALIMENTOS E PARA ADQUIRIR MEDICAMENTOS.
-QUE TODAS AS MULHERES PUDESSEM TER A LIBERDADE E A POSSIBILIDADE DE TER FILHOS E DE CUIDAREM DELES EM CASA ENQUANTO ELES DELAS NECESSITAM, SEM CONSTRANGIMENTOS DAS SUAS ENTIDADES PATRONAIS, PUBLICAS OU PRI VADAS.
-QUE FOSSE RESPEITADO O DOMINGO PARA QUE TODOS OS CIDADÃOS - CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS - PUDESSEM ESTAR COM A SUA FAMÍLIA E CUMPRIR OS SEUS DEVERES RELIGIOSOS, SE ASSIM O DESEJAREM.
-QUE SE REDUZISSE ESTA ESCANDALOSA DESIGUALDADE. ENTRE OS RICOS DE MUITOS E MUITOS MILHÕES, E OS POBRES DE POUCOS E POUCOS TOSTÕES.
-QUE SE GASTASSE MENOS DINHEIRO EM FESTAS E EM FOGUETES, EM PARCERES E COMISSÕES, E SE CUIDASSE MAIS DOS PROBLEMAS E DAS CARÊNCIAS DOS PORTUGUESES, QUE AINDA SÃO TANTOS.
AS PROMESSAS DA REVOLUÇÃO ESTÃO MUITO LONGE DE SER CUMPRIDAS, O QUE É PENOSO E TRISTE.
Joaquim Correia Duarte, aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.