quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Para onde caminhas CGD?

"CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS...
A INJUSTIÇA SOCIAL
Nenhuma descrição de foto disponível.
Um destes dias, fui à máquina da CGD com a caderneta para transferir uma pequena ajuda para uma instituição inte...rnacional que ajuda os pobres, nos países onde a miséria dói e a fome mata.
A máquina disse-me que, com a caderneta, já não podia fazer mais nada (nem levantar nem transferir dinheiro) a não ser actualizar a mesma caderneta.
A mim, que tenho cartão multibanco, não faz grande diferença, mas aos pobres e idosos que só têm e só sabem usar a caderneta, faz uma enorme diferença. Para qualquer assunto, têm que entrar na Caixa, esperar pela vez, e pagar ( e muito!!!) o serviço que lhes prestam, nomeadamente levantar o dinheiro que é deles e de que precisam para as suas despesas diárias.

Pensando nos idosos, fiquei revoltado por este abuso da Caixa.
Hoje, mais revoltado fiquei, ao saber que a Caixa vai aumentar as comissões de manutenção das contas aos clientes mais pobres, a partir de Janeiro e, IMAGINE-SE!, vai conceder uma bónus de 30% na manutenção das suas contas aos clientes que têm grandes saldos na sua conta e que auferem acima de 2.250,00 de pensão de reforma.
Um banco público, que devia estar ao serviço dos cidadãos?
Um banco público que teve no ano passado lucros multiplicados por 10, na ordem dos 496 milhões?
Porque emprestou e empresta a Caixa quantias fabulosas a Gerardos e C.ª , não cobra as dívidas aos seus grandes devedores, e depois explora assim os pobres deste país?
Os grandes devedores da banca passeiam-se por aí, em carros de alta gama, a rir-se de tudo e de todos...e nada lhes acontece!
Outra coisa me dói ainda.
Então, os portugueses trabalhadores e poupados colocam as suas poupanças na banca, na ideia de que lá estão mais seguras, para quando precisarem delas, a banca "governa-se" com esse dinheiro dos pobres, empresta-o sabe-se lá a quem e como, recebe certamente grandes juros, e não divide esses juros com os donos do dinheiro?
Tratando-se de um banco público, que devia ser uma referência aos bancos privados, como é possível que os nossos governantes pactuem com isto?
Isto é que é o socialismo?...
O que é, é uma vergonha sem classificação!
Desculpem o meu desabafo, mas não aguento ficar calado."
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.