segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Quem será o próximo Bispo do Porto?


Como sabemos, D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto, faleceu de  morte súbita em 11 de setembro do ano passado, vítima de um ataque cardíaco fulminante.
Quem lhe sucederá?
Segundo o Público (aqui) e o Observador (aqui), o novo Bispo do Porto deverá ser conhecido ainda este mês.
Ambos os jornais avançam com três nomes: D. Virgílio Antunes (bispo de Coimbra e antigo reitor do Santuário de Fátima); D. Manuel Linda (bispo das Forças Armadas), e D. António Augusto de Azevedo (bispo auxiliar do Porto), enviados pelo Núncio Apostólico para Roma, Congregação para os Bispos a quem compete emitir um parecer que será depois avaliado pelo Papa Francisco, detentor da última palavra na escolha do futuro líder da Igreja do Porto.
Com mais de dois milhões de habitantes, espalhados por 477 paróquias de 26 concelhos, a diocese do Porto é a maior do país.


Nestas coisas, os jornais nem sempre acertam. Circula até que, para alguém não ser nomeado para tal ou tal diocese, é suficiente que apareça nos jornais...
Dado o secretismo que envolve todo o processo, o mesmo é objeto de muitas especulações. Muitas vezes as fontes contactadas pela comunicação social falam mais do que acham, do que gostavam, do que ouvem...
Sendo assim, resta aguardar para ver.
Em Setembro de 2015, o próprio Papa insistiu na necessidade de tratar estes processos com mais celeridade. Tudo em nome de uma maior “proximidade e prontidão” na resposta do Vaticano às igrejas locais.
Só que pelos casos pendentes em Portugal, parece que o Papa não foi escutado. Não sei o que se passa noutras zonas do mundo, sei que neste país, por norma,  demora uma eternidade a substituição de um Bispo diocesano.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.