quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Novo ano lectivo: ano novo, vida nova


     O mês de setembro chegou e, com ele, o início de um novo ano letivo!

     No horizonte, novos desafios se perfilam. É tempo de renovar a esperança…

     A esperança que leva as escolas a traçar novos planos, a conceber novas/outras estratégias que lhes permitirão atingir um objetivo comum: a formação dos jovens, como cidadãos de pleno direito, autónomos, solidários, competentes e responsáveis.

     A esperança que  leva os estabelecimentos de ensino a fazer cada vez mais e, sobretudo, melhor, para“serem referência” na vida de cada um…

     Para tal, a escola precisa de todos!

    De professores dedicados, empenhados e competentes.

    De funcionários cumpridores, atentos e disponíveis.

     De pais/encarregados de educação presentes e cooperantes.

     Da comunidade em geral, na ajuda à concretização dos objetivos escolares.

      De Direções de Agrupamento empenhadas em promover o trabalho colaborativo, assente em critérios de transparência, rigor e exigência. 

     De crianças e jovens com vontade de aprender, dotados de espírito de superação, respeitadores e colaborantes, disponíveis para crescerem como cidadãos, que sabem distinguir claramente os tempos da vida, pois há tempo para brincar e tempo para estudar. O estudo não é exploração da mão-de-obra infantil!

 

     Também começarão por estas alturas as catequeses paroquiais. Aqui vale em larga medida o que foi dito sobre a vida escolar.

     Todos juntos, remando em sintonia, somos necessários para ajudar o crescimento na fé dos catequizandos. Cristo é a origem, o caminho e a meta da catequese.

 

      A todos um bom ano letivo e um bom ano catequético de 2016/2017!

Sem comentários: