quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Só o doentio e o macabro parecem merecer a atenção dos consumidores de informação

Temos direito à informação toda!
Mas alguns órgãos de informação parecem apostados em mostrar apenas o doentio, o macabro, o horrendo.
Um amigo meu dizia hoje com a piada que lhe é reconhecida: "Está cheio de passar despercebido? Quer aparecer horas e horas nalguns programas de TV? Acha que a sua terra nunca tem voz nem vez na comunicação social? Então "mate" uma pessoa e vai ver... Tem estatuto de estrela nalgumas televisões!"
Há uma sadia festa na aldeia? Existe um melhoramento social de impacto? Tem lugar uma homenagem a quem fez alguma coisa pelos outros? As pessoas sofrem com a interioridade e o abandono? Uma povoação é feliz, pacífica, solidária e amante do progresso? Isso não conta para certos órgãos de comunicação social... Não aprecem nem querem saber.
Mas se há um escândalo, um crime, um atentado à vida, ui! Certas Tvs não saem da porta, horas e horas, uma verdadeira telenovela de mau gosto.
E sabe de quem é a verdadeira culpa? Dos telespectadores. Isso mesmo. Se as pessoas mudassem de canal e não se deixassem levar pelo mórbido, esses canais televisivos, ao ver que não tinham audiências, mudavam de agulha. Felizmente há muitos canais por onde escolher.
Então, bons amigos, comecemos todos por criticar os nossos maus hábitos de consumidores de comunicação.
Também nós, sentados no sofá da nossa sala, podemos ajudar a construir um mundo melhor...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.