segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Há ajudas que ajudam, há ajudas que prejudicam

Resultado de imagem para ajudar os pobres
Se uma pessoa lhe pede uma ajuda e é sabido que isso contribui para alimentar o vício - seja que vício for - então poderá estar a contribuir para tornar a pessoa mais dependente do vício, caso ajude.
Por outro lado, há "máfias da pedinchice", colando pessoas a pedir em diversos pontos a favor de uma máfia qualquer.
Há ainda pessoas que se habituaram à pedinchice e fazem disso um meio de vida, mesmo não precisando nada. Existem  casos conhecidos. Normalmente tais pedintes usam uma lengalenga miserabilista pré-fabricada.
Não esquecendo também alguns que são alérgicos ao trabalho e preferem a pedinchice, manifestando um enorme desrespeito pela sua dignidade humana e pelo trabalho dos outros.
O que incomoda mesmo é a chamada "pobreza envergonhada", mais difícil de detetar, pois esta gente tem vergonha de dizer que precisa. A estes devemos todos estar atentos e ajudar sem expor quem é ajudado.  "O bem não faz barulho e o barulho não faz bem".
A solidariedade é expressão e vivência da cidadania. Um bom cidadão é solidário. Mas aqui cabe a palavra de Cristo quando afirma: "Sede simples como as pombas, mas prudentes como as serpentes."
É preciso ajudar. Mas é igualmente preciso saber quem se ajuda e como se ajuda.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.