sábado, 16 de dezembro de 2023

MÁSCARAS HÁ MUITAS!


Se dúvidas houvesse… as máscaras vieram para ficar. Já não para proteger de algum coronavírus, mas para facilitar, legitimar e entronizar a hipocrisia (falsidade, cinismo, oportunismo, perfídia) que grassa na maioria das relações (humanas, sociais, eclesiais…) e aproveitar o momento/oportunidade para chular ou xingar os outros. Tudo acontece numa estratégia desenhada ao pormenor, onde cada ator desfila com a máscara mais apropriada ao lugar e ao momento, aos presentes e às conveniências.

Transparência? Há-a aos rodos a envolver e revelar corpos (pre)formados ou (de)formados em solários e salões de beleza ou em ginásios e clínicas. O que realmente importa é cuidar da montra, pavonear bugigangas e títulos, e anunciar aos quatro ventos: “Estás linda! A idade não passa por ti! Que brasa! Um corpo de comer e chorar por mais! Que pão! Adoro o teu vestido! Tem tudo no sítio! Não se vê nenhuma ruga! Que músculos e abdominais!” Fantástico!
Verdade? Coerência? Depende sempre das pessoas e circunstâncias. Uns dias convém dizer bem, outros nem tanto; uns dias somos amigos de peito, outros vendem-nos nas praças e fóruns trauliteiros; uns dias juram a pés juntos verdades eternas, noutros juram que não juraram; uns dias salpicam simpatia e cortesia, noutros empestam o ambiente de tramoias, mentiras e chungarias. Sempre assertivos no uso de frases feitas e lugares comuns, repetindo à náusea encenações de gratidão ("muito obrigado de antemão") ou pedidos de desculpa ("peço desculpa, não quero ofender"). Tão santinhos e tão educados!
Altruísmo e solidariedade? Sempre, desde que partilhado nas redes sociais ou reconhecido e divulgado por quem de direito. A preocupação com o bem alheio veste contornos de autêntica heroicidade: tudo são causas e há causas para tudo, até em favor dos ditos humanos. Do incómodo de suas poltronas ou da rudeza das banheiras de massagens ressoam vozes de desagrado pela fome, injustiça, pobreza, exploração, falta de recursos e medicamentos e tanta miséria pelo mundo fora. Fica tão bem sentir à distância a dor dos outros e mandar terceiros cheirar as próprias fraldas ou as de outrem. Querer o bem dos outros é bem diferente de fazer bem aos outros, mesmo que alertados pela sabedoria popular: “Algumas pessoas querem ver-te bem, mas nunca melhor do que elas.”
Divirto-me à brava a juntar as cenas deste pungente e pujante festival de máscaras. É incrível a ginástica na encenação de papéis, sentimentos, amizades, afinidades, concordâncias, modéstias ou compaixões. É horrível darmo-nos conta da facilidade e astúcia com que muitos fazem e desfazem amizades, usam sentimentos e momentos, dizem e se desdizem, procuram se precisam e descartam se servidos, anunciam-se os melhores amigos e lambuzam-se à mesa dos piores inimigos. E então? Máscaras há muitas!
(P. António Magalhães Sousa), in Sopro e Vida - aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.