quarta-feira, 27 de julho de 2022

Varosa Fest, um festival de verão dedicado aos mais jovens.


A paisagem e a zona envolvente, o rio e as margens, os equipamentos ali instalados e as condições disponíveis, fazem do Parque Ribeirinho de Tarouca um local ideal para a realização deste tipo de espetáculos, são fatores de diferenciação positiva que garantem a atratividade dos amantes deste tipo de eventos.

O Varosa Fest nasce assim por vontade do executivo da Câmara Municipal de Tarouca, nesta primeira edição de 2022, sendo que já tinha sido pensado nos dois anos anteriores, mas a pandemia COVID-19 obrigou a que fosse adiado.

Ao contrário do que muitos podem pensar, os índices de notoriedade de Tarouca são bastante reduzidos, sendo este índice crucial para um concelho que pretende ter o turismo como um dos principais setores de atividade, hoje com as novas tecnologias, os cidadãos marcam férias através de pesquisas na internet, e se não conhecem o nosso concelho, a palavra Tarouca nunca será pesquisada.

O Varosa Fest foi pensado e organizado para melhorar a notoriedade de Tarouca, sendo um evento com mediatismo a nível nacional, com capacidade para crescer e ser referência na área dos festivais de verão, vai fazer, e já fez, com que muitos passem a conhecer Tarouca.

Para garantir estes objetivos era necessário escolher um publico alvo que se predispusesse a arriscar e participar nesta 1ª edição, tendo sido decidido que o grupo etário entre os 16 e 25 anos seria o mais fácil de convencer, tendo o cartaz/artistas sido escolhido com este propósito.

E neste primeiro ano, o Varosa Fest apresenta-se com os Wet Bed Gang como cabeça de cartaz, e o Rony Fuego e Ivandro como artistas em fase de ascensão, são grupos para jovens, conhecidos por eles e com milhões de seguidores. Na Sexta-feira, a presença dos Hybrid Theory, considerado o melhor tributo a Linkin Park, foi a delícia para a geração dos trintas e quarentas.

Em jeito de balanço, durante os 4 dias de festival estiveram 16 bandas/DJ´s em palco, duas destas bandas são do Concelho de Tarouca, Desalinhados e Ain’t Logic System, a quem foi dada a oportunidade de viver uma nova experiência.

O Varosa Fest contou assim com a presença de mais de quatro mil espectadores por dia e mais de uma centena de campistas, sendo que apenas 44% eram do Distrito de Viseu. O impacto a nível nacional foi muito positivo, tendo o Festival de Tarouca sido apresentado em várias rádios locais e nacionais, onde se destaca a Rádio Comercial.

Os objetivos foram superados, e pode-se afirmar que Tarouca melhorou os seus níveis de notoriedade e consequentemente de atratividade, na certeza de que maior parte dos presentes voltarão para a próxima edição e muitos virão mais cedo para conhecer melhor o concelho. Aqui criaram-se memorias inesquecíveis e existe o desejo de voltar.

Afirmar também que durante o festival esgotou o alojamento no nosso concelho e a aumentou a procura da restauração, ou seja, o Varosa Fest deixa assim também impactos positivos na economia local.

Por fim, uma palavra de gratidão para com todos os envolvidos nesta 21ª edição do Varosa Fest, GNR, Bombeiros Voluntários de Tarouca, Finalistas do Agrupamento de Escolas de Tarouca, empresários que demonstraram o interesse em marcar presença e patrocinar este evento, e com certeza aos funcionários da autarquia que perceberam os objetivos e a importância deste festival e deram o melhor de si para que tudo corresse ao agrado de todos.

Este festival colocou mais uma vez Tarouca no mapa, afirmando-se com o único festival desta natureza na região, na certeza que será uma referência e uma marca no calendário de festivais a nível nacional.

José Damião






Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.