quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

CATÓLICOS DE CARIMBOS

De facto, é incrível a preocupação que a maioria de pais e jovens manifestam pelo sacramento do Crisma! Gente que não quer saber da Igreja, há muito afastada da comunidade e da Eucaristia, mas que saliva por um sacramento, tido e pedido como um carimbo. Sim, pessoas preocupadas… mesmo que não queiram saber por onde andam esses jovens, os valores cristãos que respiram, por que razão faltam à santa Missa e o completo desprezo pela comunidade.
Em vez de se preocuparem em saber “quando é o Crisma”, deveriam antes preocupar-se em saber se os catequizandos cumprem o primeiro e mais importante dever de todos os católicos: «Santificar os Domingos e Festas de Guarda» (3º Mandamento do Decálogo). Mas, para tanto, também era importante que quem se preocupa fosse o primeiro a cumprir, a fazer catequese sobretudo pelo seu exemplo, talvez como testemunho…
De resto, sem Eucaristia, sobram vaidades, caprichos, pretextos, ritualismos, eventos sociais: «Se verdadeiramente a Eucaristia é fonte e ápice da vida e da missão da Igreja, temos de concluir antes de mais que o caminho de iniciação cristã tem como ponto de referência tornar possível o acesso a tal sacramento. A propósito, devemos interrogar-nos se as nossas comunidades cristãs têm suficiente noção do vínculo estreito que há entre Batismo, Confirmação e Eucaristia; de facto, é preciso não esquecer jamais que somos batizados e crismados em ordem à Eucaristia». (Sacramento da Caridade, nº 17)
Hoje como já não andam por pela Igreja há muito tempo, até pode ser confrangedor (contranatura) agendar uma celebração, quando entram na igreja a mascar chicletes, de óculos de sol, incapazes de ajoelhar ou fazer o sinal da cruz, de tão pouco dialogar liturgicamente...
(P. António Magalhães Sousa, adaptado)
Pode ser uma imagem de 9 pessoas, pessoas em pé e interiores
Gosto
Comentar
Partilhar

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.