sexta-feira, 6 de agosto de 2021

8 a 15 de agosto - Semana Nacional de Migrações: "Caminhemos juntos rumo a um nós cada vez maior"

Neste início da 49.ª Semana Nacional das Migrações, o Papa Francisco deixa-nos o desafio a caminhar. Mas define um modo e um rumo. Caminhemos juntos rumo a um nós cada vez maior. 

Juntos,porque os caminhos de distração individualista são fatais. 

Juntos, porque os caminhos de fuga ou isolamento não têm saída. 

Juntos, porque sozinhos podemos ter miragens, vendo o que não existe (FT 8). Até o lema olímpico foi ampliado com este advérbio de modo: “mais rápido, mais alto, mais forte – juntos”. 

Os católicos, que, por definição, devem ter um coração fraterno e universal, e todos os homens e mulheres de boa vontade, são desafiados a trabalhar juntos para recompor a família humana, para construir em conjunto o nosso futuro de justiça e paz, tendo o cuidado para que ninguém fique excluído. Para isso, empenhemo-nos em derrubar os muros que nos separam e em construir pontes de escuta e de diálogo, que favoreçam uma cultura do encontro, conscientes da profunda interligação que existe entre todos nós.

 Isto podemo-lo fazer, desde já, com os nossos emigrantes, que regressam a Portugal. Saibamos acolhê-los entre nós, para que se sintam em sua própria casa. Isto podemo-lo fazer com os que procuram o nosso país para viver em paz, para estudar, para trabalhar e melhorar a sua vida. Estes imigrantes são uma bênção, a começar pelos dons que nos oferecem da sua diversidade cultural e religiosa e do seu admirável testemunho de resiliência. São eles que nos prestam os serviços mais humildes. Deles precisaremos cada vez mais, até pela crise demográfica que vivemos. Acolhendo-os, protegendo-os, promovendo-os, integrando-os, florescerá o milagre de um nós cada vez maior.
Amaro Gonçalo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.