sábado, 7 de agosto de 2010

"FUTEBOL CLUBE DO PORTO FOI UM JUSTO VENCEDOR" - Jorge Jesus, treinador do Benfica

O FC Porto venceu esta noite a Supertaça Cândido de Oliveira ao bater o Benfica por 2-0. Rolando e Falcao foram os marcadores dos tentos dos ‘azuis e brancos’ no Estádio Municipal de Aveiro.
O Futebol Clube do Porto conquistou assim a sua 17ª Supertaça. Mais, em 11 jogos para a Supertaça com o Benfica, o Porto venceu 10!

Gostei do Porto. Um F.C. Porto muito diferente da época anterior, aliás, que pressiona muito alto, faz um futebol furioso, pouco conservador, um futebol aventureiro, de toque, desmarcação e risco. A ousadia como jogou e apertou o Benfica quando perdia a bola deixou o adversário confuso: só rematou, por exemplo, aos vinte minutos.

A este jogo, penso que se podem fazer algumas observações:

1. Jornalistas, internautas, alguns portistas e simpatizantes de outros clubes, após as derrotas do FCP no torneio de Paris, começaram a pôr em dúvida a capacidade de Villas-Boas para treinar o Porto. Que era novo, não tinha experiência, faltava-lhe curriculum, etc, etc.
Por outro lado, a própria equipa foi sendo posta em causa. Não havia fio de jogo, a defesa era um buraco sem Bruno Alves, faltavam avançados, etc, etc.

2. Jornalistas, internautas, benfiquistas e simpatizantes de outros clubes exaltaram até aos píncaros a equipa do Benfica pela pré-época feita e algumas goleadas conseguidas... Ao ouvir e ao ler certos comentários, ficava-se com a ideia que a equipa encarnada estava condenada a ser de novo campeã, tal a diferença para os outros concorrentes.
E depois isto: enquanto se explorou até ao tutano as derrotas do Porto em França, quase nem se falou na derrota em casa do Benfica no último jogo particular. Parecia que a imprensa levava o Benfica ao colo.

3. Gostei de ver o Porto. Aquele futebol medroso "à Jesualdo", que tanto fastio me metia, parece ser passado. A equipa está mais solta, mais pressionante, mais atrevida, mas criativa, mais solidária.
Aquele meio campo, está com um ritmo de jogo que promete! Varela nem parece que esteve lesionado tanto tempo. Hulk é igual a si mesmo, capaz da genialidade e do disparate. Helton parece mais confiante e em forma. A defesa não me pareceu tão mal como a pintavam. Nota-se que Maicon ainda não faz esquecer Bruno Alves. Mas é bom não esquecer que, nos seus inícios, o Bruno também foi muito contestado pelos adeptos. É que faz-se caminho, caminhando. Além disso, está para chegar um novo reforço para o centro da defesa.

4. Eu sei que foi apenas e só um jogo, com todas as condicionantes que o envolveram. Eu sei que nada garante que quem hoje esteve mal, amanhã não esteja bem e vice-versa.
Mas fiquei satisfeito. Há ali garantia de sucesso e penso que o Porto, este ano, pode ir muito longe.

5. Por último, uma palavra para o desportivismo de Jorge Jesus ao reconhecer a justiça da vitória dos azuis-e-brancos. Ficou-lhe bem. Espero que todos o façam quando tiverem que o fazer...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.