segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Crise vocacional na Igreja

Há falta de vocações sacerdotais e de consagração em muitos locais do mundo. É o caso de Portugal.
Cada vez mais paróquia a cargo do mesmo pároco. Mosteiros e conventos que fecham. Casas religiosas que encerram.
Perante a crise, muitos pugnam pelo regresso de velhas e bafientas receitas que a História guarda no baú. Como se fosse possível o "tempo voltar atrás" ou como se quisessem guardar "vinho novo em odres velhos".
A mensagem bíblica aponta noutra direção. Para tempos novos, respostas novas. Ouçamos Cristo: «Quando vedes uma nuvem levantar-se do poente, dizeis logo: 'Vem lá a chuva'; e assim sucede. E quando sopra o vento sul, dizeis: 'Vai haver muito calor'; e assim acontece. Hipócritas, sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu; como é que não sabeis reconhecer o tempo presente?» (Mt 16,1-4)
"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas…" (Ap 2,7)


 Há sinais que apontam para respostas novas. O último Sínodo sobre a Amazónia propôs ao Papa que, para aquela zona do mundo, pudessem ser ordenados padres diáconos casados. O Papa anunciou em finais de outubro a reabertura de comissão para debater diaconado feminino.
A meu ver, falta ainda que a Igreja como um todo, valorize mais e mais a missão dos leigos e que estes queiram assumir o seu serviço na comunidade eclesial e no mundo. Nisso o Concílio Vaticano II foi claro. Penso que passará muito por este campo a Igreja dos tempos atuais e futuros.
Numa família, quando um familiar está doente, incapacitado, ausente, os outros membros, na medida do possível e sempre que possível, procuram supri-lo.
Leigos, que são Igreja pelo batismo, têm um enorme e belo desafio pela frente. Que tenham todo o apoio, confiança e incentivo da hierarquia. Que despertem para a sua nobre missão! Menos clericalização e mais comunidade.
Nesta Semana dos Seminários, temos consciência de que todos somos Igreja?
Se as vocações sacerdotais e de consagração são indispensáveis, também é indispensável a vocação laical.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.