quinta-feira, 25 de abril de 2019

A REVOLUÇÃO DE 25 DE ABRIL 45 ANOS DEPOIS

A imagem pode conter: flor, planta, natureza e ar livre
Na revolução cuja data se comemora hoje, conquistou-se o poder democrático e facultou-se a liberdade de expressão.
E bem. 
Prometeu-se justiça social e igualdade de oportunidades para todos.
Sim.

É verdade que muitas coisas mudaram para melhor. Basta pensarmos na exclusão do trabalho infantil e no acesso de todas as crianças e jovens ao ensino e no acesso de todos à saúde.
Mas...passados 45 anos, quem beneficia verdadeiramente da revolução, senão aqueles que fazem carreira política (aqui e na Europa), os oportunistas que se aproveitaram e aproveitam dos subsídios europeus e dos empréstimos fáceis e "amigos" dos banqueiros, e os altos administradores das empresas e dos bancos?
Tanta mentira e hipocrisia na política!
Tantas benesses e privilégios para os que dizem estar ao serviço da nação!
Tanta corrupção e oportunismo na administração pública!
Tanta pobreza e miséria na sociedade!
Tantas taxas, multas e impostos sobre o povo!
Tanta exploração dos mais frágeis!
Ao pobre povo das aldeias e das cidades, que não tem saúde, nem idade para trabalhar, dá-se-lhe uma pequena "côdea"  para os ter calados e para continuarem a votar.
Enche-se a boca com o "Serviço Nacional de Saúde" como uma grande "conquista de Abril" (e foi! ) mas, quem não pode ter um seguro de saúde, vai para as filas de espera nos hospitais e fica aí horas e horas, à espera de ser atendido. Está meses e meses, anos e anos à espera de uma consulta de especialidade ou de uma operação. E, se acaba por ser internado, fica dias e semanas nos corredores à espera de uma cama, a apanhar toda a espécie de vírus e de bactérias.
Ainda não é tempo de exaltar assim tanto a revolução!
Há muito que corrigir!
Há muito que melhorar!
Aqui e na Europa, o povo está a ficar cansado destas democracias com multidões de pobres e com um número cada vez maior de multimilionários e, quando dermos conta, começará a escolher a "ditadura"- do que Deus nos livre.
Joaquim Correia Duarte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.