domingo, 26 de novembro de 2017

Na Capela de Cristo, no dia da Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo

Foto de Jose Lopes.


26 de novembro. Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.
Neste dia, é usual haver a celebração da Eucaristia na Capela de Cristo Rei. Também este ano.
Pelas 14.30h, foi rezado o terço, seguindo-se, às 15h, a Eucaristia.
Como em todas as outras Eucaristias deste fim-de-semana, as comunidades, no contexto do Dia dos Leigos, foram desafiadas a:
- Reconhecer, agradecidamente, o trabalho, entusiasmo, empenho, dedicação de tantos leigos e leigas que, fiéis à vocação batismal, exercem no mundo e na Igreja um serviço indispensável à implantação do Reino de Deus.
- Interiorizar que os leigos, cristãos batizados que vivem no meio do mundo (família, emprego, associações, desporto, política, escolas, convívio, etc), são o coração, os pés e a mãos para Cristo chegar ao palco  do mundo de hoje. Um laicado empenhado e formado é indispensável à nova evangelização.
-Tomar consciência de que os leigos são  na Igreja a maioria esmagadora. No dia em que os leigos tomem consciência de que são Igreja, assumam essa consciência e ajam em conformidade, então a Igreja muda mesmo.


Cristo Rei é sempre fascinante. Regala os olhos e lava a alma. Nesta altura do ano, o amarelo ainda ressalta.
Com o tempo quente e aconchegante que hoje lá se fazia sentir, sem neblinas, o horizonte envolveu-nos e abraçou-nos, desafiando-nos para os limites.
À medida que Sol se ia escondendo, a conversa mudou. O ar frio invadia a serra, convidando ao regresso ... Assinalando os riscos que se estendem para além dos limites.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.