sexta-feira, 22 de maio de 2020

54.º Dia Mundial das Comunicações Sociais : "Boas Histórias"

A mensagem do Papa para esta celebração alerta para as narrativas “falsas” e “devastadoras” que marcam a comunicação atual, apelando a um maior espaço para “boas histórias”.
“Numa época em que se revela cada vez mais sofisticada a falsificação, atingindo níveis exponenciais (o ‘deepfake’), precisamos de sabedoria para patrocinar e criar narrações belas, verdadeiras e boas”, escreve.
O texto tem como tema “‘Para que possas contar e fixar na memória’ (Ex 10, 2). A vida faz-se história”, centrando-se no papel central que a “narração” tem na história do ser humano.
Francisco indica que as pessoas têm “necessidade” de se narrar a si próprias, uma narração ameaçada constantemente pelo mal.
O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi a única celebração do género estabelecida pelo Concílio Vaticano II, no decreto ‘Inter Mirifica’, em 1963; assinala-se no domingo antes do Pentecostes.
"BOAS HISTÓRIAS"
As novas tecnologias - e não só - surgem como campo fértil para o surgir de teorias da conspiração, notícias falsas ou deturpadas, mentiras...
Não podemos acreditar numa notícia só porque ela surgiu numa das novas tecnologias. Precisamos de verificar as fontes e confrontá-la.
Em muitas formas de sensacionalismo subjaz a manipulação e a falsidade. Ora são exactamente as notícias sensacionais as que mais rapidamente são copiadas, passadas e voltadas a passar. Porquê? Porque as pessoas são más consumidoras de informação. Comem e calam, não questionam, não confrontam, não procuram as fontes.
E isto nem sequer é difícil, basta pedir ajuda ao google...
Recentemente fui confrontado com duas notícias que me chegaram. Uma delas, que citava claramente a fonte, pareceu-me credível, de fonte confiável. Coloquei-a nos meus espaços internéticos. Só que fiquei com "a pulga atrás da orelha" e resolvi investigar. Pois, a notícia continha muita inexactidão, várias deturpações. Logo retirei a notícia dos meus espaços. Voltei a consultar a fonte da referida notícia. Já tinha sido retirada. Certamente ter-se-ão apercebido das imensas lacunas que ela continha e, logicamente, apagaram-na.
Pelo WhatsApp, chegou-me uma outra informação, cativante, chamariz, envolvendo poupanças no dia-a-dia. Lembrei-me do provérbio "não há almoços grátis" e fui consultar. Claro, enganosa e falsa...
E depois este tipo de notícias é imparável. Continuam a circular algumas frases atribuídas ao Papa que são falsas e completamente fora do contexto. Apesar de imensas vezes desmentidas e de tudo ser explicado, continuam as circular...
Cuidado, pois!
Sejamos fim de estrada para a mentira, a falsidade, a deturpação, as teorias da conspiração, Sejamos pessoas de bom paladar intelectual, que não comem tudo o que lhe dão, porque não prescindem de usar o dom maior: a inteligência.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.