domingo, 19 de janeiro de 2020

Sensações muito fortes atravessaram-me a alma...


Resultado de imagem para sacrário da Igreja de tarouca
Visto que as obras de requalificação e valorização da Igreja de São Pedro Tarouca começarão amanhã, hoje, no fim da Eucaristia das 11h, o Santíssimo Sacramento foi retirado da Igreja e levado para a Capela da Misericórdia (ao lado da Igreja). A assembleia aplaudiu com serena e devota salva-de-palmas o seu Senhor enquanto era levado.
Durante um ano, prazo previsto para as obras, Jesus Sacramentado não estará no seu e nosso templo.
Sensações muito fortes atravessaram-me a alma. Se a alegria e a esperança me entusiasmaram pelo facto de podermos dar dignidade à Casa de Deus e do seu povo; a tristeza, o vazio, o sentimento de perda e de ausência cravaram-se-me no coração. Olhei para a velha Igreja de oitocentos anos e parecia-me um corpo sem alma. Inerte, fria, sem vida. E não me levem a mal, a custo sustive uma lágrima que teimava em soltar-se.
Que diferença! Com Jesus Sacramentado o vetusto templo é vida, encanta, eleva, seduz, enche a alma, é comunidade; sem Ele, sabe a museu…
Numa Paróquia com 11 povoações, a Igreja Paroquial, casa comum de todos os discípulos de Cristo pelo Batismo, é a referência da fé da comunidade, a Casa-Mãe, a maternidade espiritual, o centro e fonte de unidade, a nossa CASA, onde trazemos a vida e de onde partimos para a vida.
 
Uma palavra. No fim da Eucaristia, pediu-se à comunidade que ajudasse na mudança. Era preciso levar coisas para o Centro Paroquial. Era preciso levar outras coisas para a capela da Misericórdia. Uma multidão de pessoas, de todas as idades, compareceu e ajudou. Com serena alegria e entusiasmo. Quando Tarouca quer é inexcedível! Parabéns.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.