segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Faz este ano 30 anos que faleceu o sr. P.e Duarte Fernandes dos Santos

Foi em 1990, dezembro, que faleceu.
Se estivesse entre nós, faria anos em 22 de janeiro. Assim, acreditamos, festejá-los-á no Céu.
Como "um povo sem memória é um povo sem futuro", é salutar lembrar aquele que, natural desta Paróquia, aqui foi Pároco até falecer. Nos primeiros 10 anos de sacerdócio, auxiliando o Abade Castro; depois Pároco até à partida deste mundo. Concluímos que, tirando os anos em que esteve no Seminário, toda a sua vida foi Tarouca!
Claro que, fruto de carências e circunstâncias várias, paroquiou cumulativamente outras Paróquias. Primeiro, Dalvares; mais tarde, S. João de Tarouca; por fim, Várzea da Serra. Por períodos limitados.
Quando passei por Dalvares, no alvor do meu sacerdócio, muitas pessoas me falaram do sr. Padre Duarte, do que lhe custou deixar a Paróquia do que custou ao povo vê-lo partir. Os dalvarenses  acabaram por se encantar com o sacerdote que veio a seguir, o P.e Sílvio de que também diziam maravilhas.
O P.e Duarte marcou o seu tempo.
Quem não recorda o seu amor por Santa Helena e as Colónias de Férias que ele proporcionou a crianças e jovens da Paróquia?
A vinda do "santo" P.e Cruz, transportado em cadeirinha de Teixelo até ao Santuário?
Os trabalhos que ele promoveu para abrir a estrada e mantê-la transitável? (Naquela altura não estava alcatroada).
No plano agrícola, foi pioneiro e mestre. Foi o primeiro a fazer e fomentar a plantação de pomares, a criar vacarias, a plantar morangueiros em escala, a criar perus, a desenvolver o gosto por viveiros de trutas... O seu papel no Grémio foi importantíssimo.
Veio a adquirir a quinta de que seus pais primeiro e depois ele foram caseiros. Claro que isso lhe exigiu esforço e denodo económico...
Muita gente ganhou o seu pão trabalhando naquelas quinta e casa.
As colónias eram sustentadas, em grande parte, com produtos da quinta.
Havia ainda o célebre "queijo da Cáritas" que ele recebia para distribuir por quem precisava e servia também para apoiar os que trabalhavam na estrada e os miúdos em colónias de férias...
Homem prático, era um bom conselheiro, amigo do seu amigo.
Para já não falar das "Procissões da Semana Santa", dos Congressos Eucarísticos, dos Concursos de Catequese...
Bom colega. Disponível para ajudar.
Amigo de Tarouca.
Que descanse na Mão de Deus. Que junto do Eterno interceda por nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.