O Governo apresentou esta quinta-feira o plano de vacinação contra a covid-19. Conheça os grupos prioritários, as diferentes fases de vacinação e quais são as vacinas previstas para Portugal.
Francisco Ramos assegurou que, "em janeiro, estamos em condições de começar o processo de vacinação”, sem adiantar, contudo, um dia exato.
Vacinação feita em três fases
Segundo Francisco Ramos, coordenador do grupo de trabalho criado para desenvolver o plano de vacinação contra a covid-19, o processo será feito em três fases:
- 1.ª fase: utentes e profissionais de lares (cerca de 250 mil pessoas), cidadãos com mais de 50 anos com patologias associadas (400 mil), profissionais de saúde e agentes de segurança (300 mil pessoas). Doenças cardíacas, renais e pulmonares, que resultam em situações mais graves quando associadas à covid-19, incluídas nesta fase.
- 2.ª fase: pessoas com 65 e mais anos, com ou sem patologias (1,8 milhões); pessoas entre 60 e 64 com doenças severas e/ou crónicas (900 mil). Diabéticos e doentes oncológicos incluídos nesta fase.
- 3.ª fase: restante população
Onde serão administradas as vacinas?
Na primeira fase, serão dadas nos centros de saúde, em 1200 pontos de vacinação.
Que vacinas chegarão a Portugal?
Eis os contratos firmados:
• AstraZeneca, para a compra inicial de 300 milhões de doses, com a opção de compra de 100 milhões de doses adicionais;
• Sanofi-GSK, para a compra de até 300 milhões de doses;
• Janssen Pharmaceutica NV, uma das empresas farmacêuticas Janssen da Johnson & Johnson, para a compra de 200 milhões de doses, com a possibilidade de adquirir 200 milhões de doses adicionais;
• BioNTech-Pfizer para a compra inicial de 200 milhões de doses, com a opção de compra de 100 milhões de doses adicionais;
• CureVac para a compra de 225 milhões de doses, com a opção de compra de 180 milhões de doses adicionais;
• Moderna para uma compra inicial de 80 milhões de doses, com a opção de compra de 80 milhões de doses adicionais.
Onde tirar dúvidas sobre a vacinação?
Governo disponibilizará um portal e linhas telefónicas de apoio à população para que os portugueses possam tirar todas as dúvidas quanto à vacina.
Fonte: Jornal de Notícias
Vacina contra a Covid-19 será gratuita e facultativa em Portugal.
(CM)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.