segunda-feira, 3 de agosto de 2020

FC Porto conquista "dobradinha"

FC Porto vence Benfica com bis de Mbemba e conquista 17.ª Taça de Portugal  (e oitava dobradinha da história) – Observador
Dragões juntam a Taça ao campeonato, feito que não conseguiam desde 2010/2011. Autor dos dois golos do campeão nacional, defesa-central congolês Mbemba foi o "herói improvável".
 
Notas pessoais:
1. À partida para a temporada que agora acaba, o FC Porto não era apontado como o principal candidato. Na época passada perdera o campeonato após ter 7 pontos de avanço para o seu rival directo e igualmente perdera a final da Taça para o Sporting. No final da temporada, viu partir uma série de atletas influentes como Filipe, Militão, Brahimi e Herrera, os dois últimos a custo zero. Os reforços chegaram muito tarde, em cima do início das competições, por isso sem o necessário tempo de entrosamento.  Talvez isso ajude a explicar a eliminação na 3ª pré-eliminatória da Champions, tal como a derrota no 1º jogo do campeonato. Tudo claramente relacionado com a crise económica que o Clube tem atravessado...
2. Na opinião geral, o Porto foi um justo vencedor. Não há campeão sem mérito. Mas o Benfica fez uma má 2ª volta, dirão alguns. Olha, exactamente o que aconteceu ao Porto na época passada... O campeão praticou sempre bom futebol? Não, longe disso. Mas foi mais eficaz do que os outros concorrentes.
3. Quando foi contratado, manifestei o meu apoio a Sérgio Conceição. Durante a sua liderança, nestes 3 anos, igualmente manifestei a minha discordância em relação a vários aspectos e situações. No final, os factos são factos e só me resta reconhecer o seu papel fundamental para o êxito do meu Clube. Parabéns, Mister!
4. Sérgio Conceição é um líder nato. Foram vários os problemas com que teve que lidar nos planos interno e externo. Desde o "caso Danilo" no estágio, aos problemas com Nakajima, à estrurura e até pontualmente com os adeptos. Sem contar com uma comunicação social que, maioritariamente, é favorável ao Benfica. Soube ultrapassá-los. Por isso ganhou.
5. Os atletas souberam responder ao desafio. Unidos, imbuídos da mística portista, trabalhadores, com espírito de equipa, transcenderam-se em muitas situações. Têm agora o prémio. Parabéns!
6. Mantenho o que sempre disse. Não é o facto de se ter ganho que me desvia da profunda convicção. A estrutura está ultrapassada e precisa de sangue novo. Pode chegar o tempo em que nem um super-Sérgio chegue para ultrapassar a incapacidade estrutural...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.