quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

"Tenho uma profunda admiração por Malala, tenho uma enorme preocupação com Greta"

Tenho evitado comentar sobre Greta, por ser uma jovem, com claros problemas de saúde, mas que parece bem intencionada. Antes de tudo, a batalha contra as alterações climáticas é o combate das nossas vidas. Não há dúvidas sobre isto. É bom o ativismo nos mais jovens, mas há diferentes tipos de ativismo e sem dúvidas, uns são melhores do que outros. Nesse sentido, Malala e Greta são os opostos uma da outra. Enquanto Malala defende que todo o ser humano independentemente da sua origem, raça ou religião tem o direito ao conhecimento e a estudar, Greta começa a sua ação por prescindir da sua própria educação.
Malala tem sido uma agente ativa na emancipação da Mulher no Paquistão, Greta tem insistido numa guerra geracional e incentivado milhares de jovens a manifestarem-se, onde muitas vezes resultam desacatos com as autoridades.
Enquanto Malala aponta a educação como a maior arma ao combate do terrorismo, Greta queixa-se que apesar de todo o barulho que tem feito, os líderes mundiais não a ouvem.
Greta apela ao pânico, Malala apela à razão.
Malala foi aceite em Oxford, onde foi estudar para um dia seguir uma carreira política no Paquistão e fazer a diferença. Greta anda há vários meses a faltar às aulas, ao abrigo de uma agenda pouco clara e de interesses económicos que a instrumentalizaram.
É uma diferença gigantesca. Tenho uma profunda admiração por Malala, tenho uma enorme preocupação com Greta.

José Maria Matias, Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.