segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Portugal tem necessidade de trabalhadores estrangeiros

Image result for trabalhadores imigrantes em portugal
Nesta Semana de Migrações, vejamos:
1. São cada vez mais as empresas do sector têxtil que estão a recrutar trabalhadores no estrangeiro, dada a falta de mão-de-obra em Portugal -  aqui.
Acrescente-se que as exportações no sector têxtil estão a crescer consecutivamente há 11 anos!
2. Na agricultura então a necessidade de mão de obra estrangeira é evidente. Basta ver o que se passa no Alentejo, nas grandes quintas vinhateiras e noutras zonas em que é precisa muita mão-de-obra. Por norma os portugueses não querem esta atividade. Daí a urgência de recorrer a trabalhadores estrangeiros.
São conhecidos os progressos que se têm registado no sector e como este é importante para a economia nacional.
3. Construção Covil. A escassez de mão-de-obra é o principal problema - aqui.
4. O secretário de Estado João Correia Neves considera que a falta de mão-de-obra é "transversal". Falta mão-de-obra “em praticamente todos os setores e em todas as regiões…


Daqui se conclui:
-  Portugal precisa de especializar a sua mão-de-obra. Mão de obra especializada em qualquer área é valorizada, melhor remunerada e muito solicitada.
- Alguém me dizia há dias que só está "desempregado quem quer". Há trabalho. E é pessoa profundamente conhecedora da situação…
- Precisamos de trabalhadores estrangeiros. Muito. Para que a economia se desenvolva e o bem-estar social aumente e se consolide.
- A dignidade da pessoa humana é inegociável.  "Precisamos de ver no migrante a sua dignidade de ser pessoa, com os mesmos direitos e deveres que os autóctones, e até inicialmente de ser acolhido e não devolvido ao país de origem, de ser protegido e não apenas socorrido, de ser promovido em vez de abandonado à sua sorte, de ser integrado na sociedade e não empurrado para guetos (…).  Os países que assim procedem são enriquecidos em todas as dimensões, como podemos constatar com os países desenvolvidos, embora haja sempre aspetos a ser melhorados."
(Comissão Episcopal da Pastoral da Mobilidade Humana)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.