quarta-feira, 5 de junho de 2024

O Senhor Deus chamou à Sua presença, na eternidade, o Padre José Guedes.

Monsenhor Cónego José Guedes nasceu a 4 de dezembro de 1946, na paróquia de Fontelo, concelho de Armamar. Entrou para o Seminário de Resende em 1958. Frequentou o Seminário de Lamego, vindo a ser ordenado presbítero a 8 de dezembro de 1972, na Sé de Lamego, pela imposição das mãos do então Bispo de Lamego, D. António de Castro Xavier Monteiro.
Nos inícios de 2023, em equipa sacerdotal com dois dos seus condiscípulos, toma posse das paróquia de Mondim da Beira, Dalvares, Salzedas, Cimbres e Vila Chão. Algum tempo depois, estabeleceu-se em Salzadas até ser nomeado para Almacave, em 1988.
Faleceu a 4 de junho de 2024, aos 77 anos, tendo lidado nos últimos tempos com bastantes problemas de saúde, encontrando-se ultimamente no Lar de Penude.

No Facebook da Paróquia de Almacave, está este texto que me parece definir na perfeição a pessoa e ação do P.e Guedes:
" Caminharei para sempre na Casa do Senhor!"
No silêncio da noite
caminhei pelas vossas ruas
e o meu espírito entrou nas vossas casas.
O bater dos vossos corações
esteve no meu coração,
a vossa respiração bateu no meu rosto,
e a todos conheci.
Sim. Conheci as vossas alegrias
e as vossas tristezas,
enquanto dormíeis
os vossos sonhos foram os meus sonhos.

Havia uma amizade enorme, uma boa cooperação pastoral e um belo companheirismo entre ele e a equipa sacerdotal de Mondim da Beira (Padres Ramos, Matias e eu próprio).
Sempre nutri por ele saudável admiração. A sua humanidade profunda, a paixão pelo ser humano, a vontade e a habilidade de criar bons momentos entre as pessoas, a disponibilidade para servir... foram marcas profundas.
Descansa em paz, amigo!
Obrigado por tanto!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.