terça-feira, 11 de outubro de 2022

11 de outubro - S. JOÃO XXIII

 
São João XXIII, Santo Óscar Romero e Santa Teresa de Calcutá formam o trio de santos modernos a que me sinto mais ligado afectivamente. 

São João XXIII, o Papa Bom. A fé profunda, a alegria serena, a simplicidade sábia, a abertura à esperança.

Santo Oscar Romero. O profeta. O homem de Deus que não tem medo. O compromisso até ao sangue com os pobres e injustiçados deste mundo.

Santa Teresa de Calcutá. Centrada no amor de Deus, descentrada no serviço amoroso aos irmãos. Uma vida a semear amor. 

DECÁLOGO DA SERENIDADE (escrito pelo Papa Bom)
Fica aqui o decálogo da serenidade composto pelo bom Papa João. Trata-se de um texto mais oportuno que nunca. São, na verdade, dez sugestões de conduta para quem aspira à paz consigo, com os outros e com Deus.
1. Hoje, apenas hoje, procurarei viver pensando apenas neste dia, sem querer resolver todos os problemas da minha vida de uma só vez.
2. Hoje, apenas hoje, procurarei ter o máximo cuidado na minha convivência, serei cortês nas minhas maneiras, a ninguém criticarei, nem pretenderei melhorar ou corrigir à força ninguém, senão a mim mesmo.
3. Hoje, apenas hoje, serei feliz na certeza de que fui criado para a felicidade, não só no outro mundo, mas também já neste.
4. Hoje, apenas hoje, adaptar-me-ei às circunstâncias, sem pretender que sejam todas as circunstâncias a adaptarem-se aos meus desejos.
5. Hoje, apenas hoje, dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura, recordando que assim como o alimento é necessário para a vida do corpo, a boa leitura é necessária para a vida da alma.
6. Hoje, apenas hoje, farei uma boa acção, e não direi nada a ninguém.
7. Hoje, apenas hoje, farei ao menos uma coisa que me custe fazer, e, se me sentir ofendido nos meus sentimentos, procurarei que ninguém o saiba.
8. Hoje, apenas hoje, executarei um programa pormenorizado, talvez não o cumpra perfeitamente, mas ao menos escrevê-lo-ei, e fugirei de dois males: a pressa e a indecisão.
9. Hoje, apenas hoje, acreditarei firmemente, embora as circunstâncias mostrem o contrário, que a Providência de Deus se ocupa de mim, como se não existisse mais ninguém no mundo.
10. Hoje, apenas hoje, não terei nenhum temor, de modo especial não terei medo de gozar o que é belo, e de crer na bondade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.