quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Setembro sabe a novo ano letivo e a colheitas agrícolas

 Setembro é o nono mês do ano e tem a duração de 30 dias. Setembro deve o seu nome à palavra latina septem (sete), dado que era o sétimo mês do calendário romano, que começava em março

Em 22 de Setembro, o Sol cruza o equador celeste rumo ao sul; é o equinócio de setembro, começo do outono no Hemisfério Norte.
Igreja dedica o mês de Setembro à Bíblia, às Dores de Maria e aos Arcanjos.
Setembro assinala o início do novo ano letivo, com milhares de crianças e jovens (e também adultos) a voltarem às aulas ou a iniciá-las.
Nayron Brunno afirma: “Quando começam as aulas, torcemos para que cheguem as férias; quando começam as férias, torcemos para que cheguem as aulas. E assim é o ciclo de vida de um estudante”.

O melhor que um país tem são as suas gentes. Investir e apostar na sua realização, valorização e promoção é tornar o país mais próspero e rico.

Ser estudante, num mundo ferozmente competitivo, não é ser “passeador de livros” nem fazer da vida escolar “uma borga para a borga”. Até porque estudar não é “exploração da mão-de-obra infantil”!

Que cada criança, cada jovem viva o ano letivo com alegria, com entusiasmo, com aplicação, sem desistências nem desânimos. Nesta certeza: a corda da vida sobe-se a pulso. Que a esperança do sucesso se sobreponha sempre ao abatimento. Que o interesse e o trabalho letivo sejam constantes, desde a primeira hora…

Setembro cheira a colheitas. Sobretudo apanha da fruta e vindimas. Nas novas tecnologias, aparecem amiudadamente ofertas de trabalho para as duas atividades. É sabido que há imensa falta de mão-de-obras para estes trabalhos. Há gente abrangida pelo RSI que podia trabalhar e ganhar o seu devido ordenado em vez de ficar de costas ao alto à espera que lhe caia o rendimento social advindo dos impostos de quem trabalha…

Há gente que, embora esteja reformada, ande na universidade ou tenha até um curso superior, vai para a apanha da fruta e para as vindimas, porque trabalhar é honra e dignidade. Desonra é poder trabalhar e não o querer fazer.

Oxalá que as colheitas sejam abundantes e de qualidade!

Bom ano letivo para as crianças, jovens, pais e professores.

Bom trabalho na apanha da fruta e nas vindimas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.