Começamos mais um novo ano e todos dizem que vai ser ainda mais difícil que o  ano passado.Alguns até anunciam o fim do mundo para 12-12-2012. Mas como explicou o Papa,  «o cristão não tem de ter medo do futuro nem sequer do fim do mundo, pois Cristo  está do seu lado». 
O ano que passou deixou muitas sombras negras: desemprego, pobreza, fome,  doenças e epidemias agravadas pelas condições de miséria, guerras, conflitos  armados. E como se não bastasse, o aumento dos crimes contra pessoas e  bens.
Amargura-nos a consciência de impotência que sentimos perante  essas duras realidades. Mas o derrotismo e o pessimismo não constróem. Por isso  mantenhamos a esperança de que havemos de caminhar para um mundo mais humano. Um  mundo em que a guerra, o terrorismo e toda e qualquer forma de violência –  física, psicológica, moral – irão perdendo terreno; em que o fosso entre ricos e  pobres irá diminuindo; de que a fome, a doença e qualquer outro flagelo imposto  pelo homem serão banidos; em que os mais desfavorecidos merecerão mais atenção;  em que as crianças poderão ser plenamente crianças; em que virtudes como o amor,  a tolerância, a fraternidade se irão impondo... E não pensemos que isto é  irrealismo. 
A esperança cristã diz-nos que o mal não levará a melhor. Deus está connosco.  Esforcemo-nos por ajudar os que precisam. Trabalhemos por um mundo mais justo e  humano. Façamos o que está ao nosso alcance e Deus nos ajudará nesse esforço de  construir um mundo melhor.
A nossa sociedade de consumo está a ser abalada. Mas isso também tem aspectos  positivos. Até o verdadeiro sentido do Natal se ofuscou numa tal sociedade. O  que é o Natal para muita gente? São as prendas, a ceia em família e coisas  semelhantes.
Como disse Bento XVI, é necessário rezar «para que o mundo seja profundamente  transformado, que comece a civilização do amor, que chegue um mundo de justiça e  de paz, sem violência, sem fome. Queremos tudo isso: e como poderia acontecer  sem a presença de Cristo?». 
A renovação do mundo vai exigir sofrimento a muita gente. Mas esperemos que  esse sofrimento não seja em vão.
In O Amigo do Povo
Convido a todos a participar da inauguração de um blog feito especialmente para mulheres, dia 1º de Janeiro de 2012. Conto com sua presença!
ResponderEliminar