terça-feira, 5 de outubro de 2010

Participei na Assembleia do Clero

Participei, durante o dia de hoje, na Assembeia do Clero que se realizou no Seminário Maior de Lamego. Presidida pelo senhor Bispo, esta Assembleia contou com várias dezenas de sacerdotes provindos de toda a Diocese.
O tema principal do encontro foi "REPENSAR JUNTOS A PASTORAL DA IGREJA EM PORTUGAL" sobre o qual todas as dioceses do país se estão a debruçar.

Tendo em conta este projecto Repensar Juntos a Pastoral da Igreja em Portugal pretende-se uma reflexão o mais alargada possível de modo a captar o sentir mais profundo do Povo de Deus no seu conjunto em relação à vida e missão da Igreja no contexto da sociedade contemporânea.


Consciencializar as inquietações e desafios lançados à Igreja pelo contexto sócio-cultural em que vivemos, definir horizontes (perspectivas) de acção pastoral, encontrar estratégias comunicativas capazes de “levar a Igreja” (Jesus Cristo) aos homens do nosso tempo, canalizar sinergias que potenciem a eficácia da acção pastoral, racionalizar os recursos humanos e sócio-religiosos (valores, potencialidades) disponíveis são imperativos a ter em conta para garantir a fidelidade à Igreja e da Igreja.

Os participantes tomaram depois uma refeição fraterna, após a qual alguns colegas ofereceram um momento recreativo aos restantes, através da música e da boa disposição.

Estes encontros do clero são sempre importantes, pela partilha, reflexão, oração, pelo estreitar de laços de comunhão eclesial.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.