quinta-feira, 25 de março de 2010

Viseu registou um aumento de 14,5 por cento da criminalidade participada

___
Criminalidade
Crime violento baixa mas aumenta o terror
O Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2009, ontem apresentado, revela uma quebra de 0,6% do crime violento comparativamente ao ano anterior (menos 154 crimes do que em 2008). No entanto, a carga de terror para as vítimas é agora maior. Quem o reconheceu foi o juiz-conselheiro Mário Mendes, secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, (SSI), que relatou um caso concreto. 'Recentemente, ocorreu um crime na zona de Lisboa, em que três homens armados assaltaram uma mulher para lhe roubar uma pastilha e um iogurte'.
Socorrendo-se das estatísticas, Mário Mendes revelou que dos '420 mil crimes participados em 2009' (menos 4979 crimes do que em 2008), apenas 21 mil foram considerados 'graves ou violentos' (5,8% do total registado). No entanto, acrescentou o secretário--geral do SSI, 'a carga de violência que existe em cada crime torna discrepante a relação entre os números da criminalidade e a insegurança das pessoas'.
Apesar de reflectir mais violência no crime, o RASI reflecte, segundo Rui Pereira, 'uma descida de grande parte dos índices criminais'. Estruturado, como o CM noticiou em primeira mão, por distritos, concelhos e freguesias, o relatório faz sobressair a descida de crime em Setúbal (-7,6% face a 2008), e em Aveiro (menos 1618 ocorrências, o que representa uma queda de 6,1%). Em Lisboa, o crime caiu também, desta feita 1,9% em comparação com 2008.
Dos 18 distritos, só o Porto e Viseu subiram no crime participado. O RASI será hoje disponibilizado na íntegra.
In Correio da Manhã
O RASI, hoje aprovado em Conselhos de Ministros, refere que Viseu registou um aumento de 14,5 por cento da criminalidade participada, com mais 1280 casos em 2009 do que em 2008, seguido de Viana do Castelo (mais 11,4 por cento) e Vila Real (mais 10,8 por cento).
In Lusa
Criminalidade juvenil e os crimes sexuais disparam
Segundo dados do Relatório de Segurança Interna (RASI) de 2009 a que o DN teve acesso, dois crimes a registar aumentos, foram a criminalidade juvenil (cometida por menores de 16 anos) e os crimes sexuais. No primeiro caso houve um aumento de 10%, o que confirma a tendência de subida que estes casos vinham a registar e que só foi travada no ano passado, com uma diminuição brutal - e nunca bem esclarecida - de 42% deste tipo de criminalidade.
Em relação aos crimes de natureza sexual, o RASI indica um aumento de 13%. As participações dos casos de violação subiram 21%, com um total de 375 casos registados, um valor que só foi ultrapassado, na última década, em 2002, como 404 casos, e em 2003, com 391. Houve ainda um crescimento das participações de abuso sexual a crianças de 14%.
In Diário de Notícias
Crime baixa!?
As pessoas não acreditam nestes relatórios. Veja AQUI a reacção dos leitores à notícia publicada pelo Correio da Manhã.
Eu também não acredito. Só quem não vê televisão ou não lê jornais. Depois perguntem às pessoas que vivem nas grandes cidades e suas periferias se o crime está a baixar... Dirão que só pode ser gozo...
Tanto em Viseu como em Vila Real o crime aumentou. Em Viseu, bastante.
Estejamos atentos e que as forças de segurança redobrem a vigilância.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.