quarta-feira, 24 de março de 2010

Castigos de Hulk e Sapunaru reduzidos para 3 e 4 jogos

O Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol reduziu hoje para três (Hulk) e quatro (Sapunaru) jogos os castigos de quatro e seis meses impostos pela Comissão Disciplinar da Liga, após os incidentes no final do jogo Benfica-FC Porto, de 20 de Dezembro de 2009.

REACÇÕES:

- Hermínio Loureiro apresentou hoje, quarta-feira, o pedido de renúncia à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, na sequência da decisão do Conselho de Justiça da Federação de reduzir os castigos aos futebolistas do FC Porto Hulk e Sapunaru.
"Apresentei ao senhor presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga a minha renúncia ao mandato de presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional", disse Hermínio Loureiro à agência Lusa.
A decisão do Conselho de Justiça da FPF está na base da decisão de Hermínio Loureiro, que considera ter "implicações que ultrapassam a justiça desportiva".
"Sem prejuízo de considerar que a justiça desportiva está a funcionar nos órgãos próprios, entendo que o facto de o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol ter hoje dado, em parte, provimento aos recursos dos jogadores da FC Porto, Futebol SAD, Hulk e Sapunaru, tem implicações que ultrapassam a justiça desportiva".


- Antero Henrique, director geral da SAD do FC Porto, comentou hoje, quarta-feira, o pedido de renúncia de Hermínio Loureiro à presidência da Liga Portuguesa de Futebol, afirmando que "mais vale muito tarde do que nunca".
"Será que se demitiu depois de ter cumprido a missão?", questionou Antero Henrique, em declarações à Lusa, depois do pedido de demissão de Hermínio Loureiro na sequência da redução pelo Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol dos castigos dos futebolistas do FC Porto Hulk e Sapunaru.


- O FC Porto anunciou, hoje, quarta-feira, que vai intentar acções judiciais de responsabilização e indemnização à Comissão Disciplinar da Liga de Clubes e à própria Liga.
Em comunicado, a SAD portista diz que a decisão da Federação confirma a "perseguição" ao FC Porto e a "cegueira persecutória de Ricardo Costa, ratificada, ao melhor estilo de Pôncio Pilatos, pelo presidente da Liga, Hermínio Loureiro".
O comunicado do FC Porto considera que a decisão da Comissão Disciplinar da Liga relativamente a Hulk e Sapunaru "será o facto mais marcante do mandato" e acrescenta que " o futebol não esquecerá o péssimo serviço que lhe prestaram nesta matéria". A única saída, acrescenta o comunicado do Porto, é a demissão: "Obviamente, demitam-se!".


- O jurista José Guilherme Aguiar, adepto do FC Porto, anteviu hoje, quarta-feira, que o clube vá exigir uma indemnização "muito vultuosa" à Liga de clubes devido à redução dos castigos aos futebolistas "azuis e brancos" Hulk e Sapunaru em sede de recurso.
"Não é susceptível de consequências desportivas. Os jogadores foram impedidos ilegítima e ilegalmente de participar nos jogos que já ocorreram, mas não há retroactividade. Não se vai poder repetir os jogos em que eles não alinharam. As consequências só podem ser de natureza pecuniária. O FC Porto, naturalmente, irá pedir uma indemnização muito vultuosa à Liga", disse o antigo diretor executivo da Liga de clubes, citado pela Agência Lusa.
Guilherme Aguiar descartou qualquer cenário de tentativa de impugnação do campeonato por parte dos "dragões" porque "um plantel tem muitos jogadores", classificando apenas o sucedido como uma "decisão de um órgão jurisdicional que prejudicou o FC Porto".
"A Comissão Disciplinar (CD) e sobretudo o seu presidente (Ricardo Costa) tinham tomado, intencionalmente, uma decisão errada, que, além de uma enorme injustiça, era uma leitura completamente errada da legislação em vigor", afirmou, reiterando ter estado sempre "convicto da revogação da decisão por parte do Conselho de Justiça" (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), ressalvando "não conhecer os seus fundamentos".

Fonte: Jornal de Notícias

Esta justiça desportiva...
- A demora na justiça é escandalosa. Também na justiça desportiva.

- Como é que a C0missão Disciplinar da Liga aplica um castigo de 4 meses a Hulk e depois o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa reduz para 3 jogos? Alguém consegue entender isto? Que justiça é esta?

- Como é que o Dr. Ricardo Costa e o Conselho Disciplinar da Liga ainda não pediram a demissão? Há que tirar consequências dos actos praticados...

- O FCPorto foi seriamente afectado pela decisão do Conselho Disciplinar da Liga. Desde fins de Dezembro que não tem podido conter com a contribuição destes dois seus atletas, com tudo o que tal acarreta. Quantos jogos perdeu ou empatou o FCP e que poderia não ter perdido ou empatado se tem podido contar com estes jogadores, mormente Hulk? E as consequências a nível de desgaste psicológico que estes desaires despotivos acarretaram para o Porto?

- Claro que o Benfica tem jogado bem e tem demonstrado dentro do campo valor futebilístico. Mas a sua provável vitória neste campeonato ficará sobre suspeita. Penalizações que aconteceram e não deviam ter acontecido... problemas nos túneis envolvendo sempre a equipa encarnada... despenalizações de atletas de equipas concorrentes quando estas já estão praticamente fora da luta pelo 1ª lugar... penalizações (que se mantêm) de atletas que integram equipas que ainda são sérias concorrentes da equipa encarnada- caso do Vandinho, do Braga - ...

- Acho muito bem que o FCP exija uma pesadíssima indemnização pecuniária àqueles que injustamente o prejudicaram. Até para memória futura.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.